OneWeb e Airbus inauguram planta para produzir satélites em larga escala

Joint-venture formada entre a operadora satelital OneWeb e a Airbus, a OneWeb Satellites inaugurou nesta segunda-feira, 22, uma planta industrial para a produção em larga escala de satélites de conectividade. Localizada na Flórida (EUA), a fábrica poderá produzir até dois artefatos de baixa órbita (LEO) por dia, ou um por turno de linha de montagem, afirma a empresa.

"Os fabricantes tradicionais geralmente levam mais de um ano para construir um único satélite", observou a OneWeb Satellites, em comunicado. "[Já a nossa] instalação pode produzir um satélite por aproximadamente 1/50 do custo de um fabricante tradicional", completa o texto. Os artefatos devem ter vida útil "maior que sete anos em uma órbita de 500 km e maior que cinco anos em uma órbita de 1.200 km".

Com quase 10 mil metros quadrados (m²), a planta exigiu um investimento de cerca de US$ 85 milhões, conforme sinalizou durante a inauguração o chairman da Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai. O chefe do órgão regulador também afirmou que os seis primeiros artefatos da constelação da OneWeb – lançados em fevereiro – foram testados na Coreia do Sul no último dia 16, garantindo velocidades de mais de 400 Mbps e latência de 32 milissegundos. A formação inicial da constelação OneWeb deve contar com 650 artefatos na primeira fase e 1.980 na segunda.

Notícias relacionadas

Com SoftBank, Hughes e Qualcomm entre os investidores, a operadora satelital recebeu licença da FCC para o empreendimento em junho de 2017; desde então, outros players têm se posicionado no mesmo nicho de banda larga via satélites de baixa órbita, incluindo a SpaceX e a Amazon. A fábrica da OneWeb Satellites, por sua vez, deve atender a demanda do mercado em geral. "Nossa missão não se limita ao programa OneWeb", nota o comunicado da empresa, mencionando outros players comerciais e governos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!