Net diz que mantém crescimento de forma saudável

A Net continua crescendo de forma estável, disse o diretor financeiro e de relações com investidores da operadora, João Elek, em conferência com jornalistas sobre o balanço do segundo trimestre da operadora. Segundo ele, pode ser notada uma redução no ritmo de crescimento em relação ao primeiro trimestre porque naquele período houve a adição da base da BigTV de assinantes de TV e de banda larga. "No primeiro trimestre teve a adição da base da BigTV, o que pode dar alguma distorção", justifica. Usando dados de março, Elek apontou a participação da Net nos mercados em que atua. Segundo ele, a operadora tem 50% de participação de mercado em TV por assinatura, 23% no mercado de banda larga e 5% em telefonia fixa. São usados dados de março porque as outras operadoras ainda não divulgaram seus balanços, explica o executivo. "Mas não deve haver nenhuma mudança significativa nestes números". No entanto, no comparativo com o mesmo período de 2008, a Net teve uma desaceleração perceptível, natural em função da desaceleração econômica este ano e do aumento da penetração no período.
Portabilidade e classe C
Em telefonia fixa, Elek diz que a portabilidade numérica é favorável à operadora. Segundo ele, para cada número portado da Net para outras operadoras, 15 são portados para a Net.

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José Antônio Felix, presidente da Net Serviços, falou sobre pacotes oferecidos a assinantes de perfis diferentes. Sobre a classe C, Felix diz que a operadora oferece hoje o pacote mais competitivo. "A maior parte da população classe C que a gente atende já tinha telefone fixo", diz, lembrando que o pacote da Net com canais abertos e obrigatórios, banda larga e telefonia tem preço muito próximo ao valor pago apenas pela linha telefônica nas operadoras de telecom.
Felix minimizou o efeito da concorrência que chega destinada a esta faixa da população, com serviços da Embratel e, mais recentemente, da Oi. Segundo ele, o assinante potencial que liga para Net para comparar os serviço com os de outras operadoras, "se a gente explica bem explicadinho as diferenças nos pacotes", acaba levando algum pacote da Net.
O mesmo vale, segundo ele, para oferta de serviço em alta definição. O executivo diz que tem expectativa alta em relação às vendas das assinaturas HD. "Com o lançamento da nova linha de produtos, acho que vamos fazer com que o HD, pelo menos onde a Net esteja, se popularize", disse, lembrando que a operadora começou a oferecer recentemente uma caixa que recebe os canais em alta definição sem o DVR embutido, com assinatura mais barata. "Se não alavancar as vendas, eu vou ficar muito surpreso", disse.
Ponto adicional
Felix disse que a operadora lançou nova modalidade de aquisição de ponto opcional que complementa a série de modalidades que a Net já tinha. "Lançamos a possibilidade de fornecer um ponto adicional, pagando a manutenção de serviços por evento, e não de forma recorrente", disse. Com isso, o assinante pode optar por pagar R$ 70 por visita técnica, ao invés de pagar R$ 4,90 por mês para garantir a manutenção de todos os equipamentos instalados na residência. O assinante tem que pagar ainda R$ 19,90 pelo aluguel da caixa adicional. Segundo Felix, a operadora oferece em todos os cômodos da casa de forma gratuita os abertos e obrigatórios, que não estão codificados e, portanto, não precisam de caixa receptora.
Além disso, a operadora passou a disponibilizar o conteúdo pay-per-view em todos os pontos da casa, ao invés de apenas um.
Fusões
João Elek diz que a Net continua atenta a oportunidade e em busca de operadoras que complementem a sua rede. "Estamos ativa e continuamente analisando o mercado", disse o diretor financeiro e de relações com investidores. Mas afirma que não há nenhum potencial alvo, por enquanto. Vale lembrar, a Net comprou recentemente a ESC 90.
Elek diz que 80% da base da BigTV já migrou para bandeira e os pacotes da Net. "Apenas em algumas operações no Paraná a Net ainda está redesenhando a rede", diz.

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