Quarteto de operadoras da China começa a testar roaming entre redes 5G

As quatro grandes operadoras de telecom da China vão testar um modelo comercial de roaming para redes 5G no país. A funcionalidade deve permitir que usuários acessem serviços de outras operadoras quando ficarem sem cobertura de quinta geração junto à prestadora original.

Anunciada pelos asiáticos na semana passada, a iniciativa contou com a adesão das empresas China Mobile, China Unicom, China Telecom e China Broadnet. Os testes conjuntos devem começar na região autônoma de Xinjiang.

O movimento faz parte de iniciativas do país para promoção em larga escala da tecnologia 5G, em integração com o segmento industrial. Ao fim de março, a China somava 2,64 milhões de estações rádio base 5G, segundo informações do Ministério da Indústria e Informação do país. Já o número de smartphones compatíveis com a tecnologia alcançaria os 620 milhões.

Notícias relacionadas

Semicondutores

Nos últimos dias, a China também proibiu a aquisição de chips de memória da norte-americana Micron Technology por parte de empresas locais de infraestrutura crítica. A decisão ocorreu após uma revisão de cibersegurança e foi interpretada como mais um episódio da disputa geopolítica entre asiáticos e os Estados Unidos.

Segundo as autoridades chinesas, "problemas de segurança de rede potencialmente graves, que representam um grande risco à segurança" foram identificados a partir de tecnologia da Micron, com maiores detalhes da decisão não sendo divulgados. Por sua vez, a própria China tem enfrentado uma série de restrições para acesso a tecnologia de semicondutores, em pressão liderada pelos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!