O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta segunda-feira, 22, o programa Hackers do Bem. A iniciativa tem o objetivo de qualificar mais de 30 mil profissionais nas áreas de segurança da informação, privacidade e cibersegurança.
Sob a coordenação da Softex, o programa será executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o SENAI-SP. Serão utilizados R$ 30 milhões em recursos oriundos da Lei de TIC por meio do Programa Prioritário Nacional de Inovação (PPI).
"O Programa Hackers do Bem possui um valor estratégico para o Brasil ao contribuir diretamente com a qualificação profissional, que eleva o índice escolar, e ao estruturar elementos que fortalecem o ecossistema de cibersegurança. Os resultados vão desde avanços do País em uma área crítica que afeta de uma forma holística diferentes setores econômicos e que se refletem também na sociedade e na vida dos cidadãos", avalia a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
O MCTI diz que o programa será gratuito e oferecerá inicialmente cinco cursos nos níveis de nivelamento, básico, fundamental, especializado e residência tecnológica para estudantes do ensino técnico, médio e superior, profissionais da área de tecnologia que buscam especialização e para quem procura migrar de área. A expectativa é de que apenas na primeira fase, sejam recrutados pelo menos 30 mil alunos.
Durante a formação, eles terão acesso a aulas ao vivo, exercícios teóricos e práticos com a utilização de simuladores, vídeos e outros recursos. Os cursos têm coordenação acadêmica do Senai-SP e da Escola Superior de Redes (ESR), braço de capacitação da RNP, que possui mais de 17 anos de expertise em formação profissional em TIC.
O programa Hackers do Bem prevê ainda o fomento do ecossistema de inovação em cibersegurança para formação de empreendedores para área, desenvolvimento de projetos de P&D e a implantação de um hub nacional para este segmento, envolvendo instituições, associações, governo, reguladores, aceleradores, empresas, startups, empreendedores e alunos.
Para participar do programa, os interessados devem se cadastrar na página do programa, neste link.