CMVM pede esclarecimentos à Sonae

O conselho diretor da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal decidiu em reunião extraordinária realizada na terça-feira, 21, solicitar esclarecimentos à Sonae sobre a compra de ações da Portugal Telecom (PT) fora da bolsa de valores. A Sonaecom havia solicitado a autorização da CMVM para a aquisição fora de bolsa no último dia 17, mas o conselho do órgão regulamentador português não autorizou a transação. De acordo com o comunicado, a CMVM entende que ?não pode autorizar, sem mais, a negociação fora de bolsa de valores mobiliários objeto da oferta? porque se encontra pendente a identificação dos principais elementos da transação ou transações individualizáveis. Assim, para comprar ações fora da bolsa de valores a Sonaecom deverá avisar o mercado previamente.
O conselho lembrou ainda que a indicação dos elementos principais da transação não inclui, impreterivelmente, a identidade da contraparte, ?uma vez que esta não é essencial à aferição da manutenção da eqüidade da contrapartida oferecida e do respeito pela princípio do tratamento igualitários dos destinatários da oferta?.
Na reunião extraordinária, o conselho diretor da CMVM também determinou aplicação de uma multa de ? 75 mil pela violação do ?dever de segredo sobre preparação da oferta até à publicação do anúncio preliminar?, mas a pessoa ou empresa punida não foi identificada. Os empresários portugueses Miguel Pais do Amaral, presidente da Media Capital, e João Pereira Coutinho, dono da AR Telecom, já haviam sido chamados a prestar esclarecimentos à CMVM sobre a intenção de lançar ofertas concorrentes à da Sonaecom pela aquisição da Portugal Telecom.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!