A Auren Energia anunciou uma plataforma de e-commerce de créditos de carbono. Segundo a companhia, a venda dos títulos no site pode ser feita para pessoas físicas, jurídicas e, inclusive, eventos que desejam compensar emissões, por meio de projetos de energia renovável e florestal.
No site, o cliente poderá selecionar o tipo de crédito que deseja adquirir. Além disso, é possível obter informações sobre as características técnicas de cada projeto, que abrange os empreendimentos Ventos do Araripe III, Ventos do Piauí I e Legado Verde do Cerrado, todos registrados na Verra – certificadora mundial de compensações voluntárias de carbono. Após a compra, o cliente recebe um certificado digital, que atesta a compensação dos créditos.
De acordo com a Auren, a iniciativa faz parte de um conjunto maior de estratégias de expansão do negócio da marca em um mercado que rendeu uma receita de R$ 25 milhões para a empresa em 2023. Ainda no ano passado, a companhia registrou marca de 1,66 milhão de créditos de carbono comercializados no mercado global – mas a meta é de que até 2030 esse valor chegue na casa dos 8 milhões.
Parceria
Vala lembrar que a Auren é a mesma empresa que, em dezembro de 2023, assinou um acordo para criação de joint-venture ao lado da Vivo. Na época, a dupla explicou que o objetivo era captar oportunidades que surgirão com a abertura do mercado livre, de modo que a exploração focaria em clientes com demanda inferior a a 500 kW – preparando-se, inclusive, para atuar no segmento de baixa tensão e residencial em um cenário de abertura total do mercado de eletricidade brasileiro.