Franquia é gargalo do acesso móvel, apontam Secom e CGI.br

Foto: Pexels

Para ampliar a conectividade de Internet no Brasil, é necessário discutir a imposição das franquias de dados por operadoras de telefonia móvel. Essa foi a avaliação de Renata Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), nesta terça-feira, 21, durante seminário da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.

"O acesso móvel tem gargalos importantes, principalmente em relação ao modelo de negócios, que estipula franquia de dados, cujos preços são altos, principalmente para essas populações das camadas D e E", disse Mielli.

A coordenadora justificou o cenário mencionando a TIC Domicílios 2022. A pesquisa revelou que 92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo celular. Entre aqueles pertencentes às classes D e E, esse uso exclusivo chega a 84% da população. "Parte dessas pessoas, no 10° dia do plano de franquia, já perde acesso ao pacote de dados. Portanto, isso é um indicador relevante se a gente quer pensar em investimentos para ampliar a conectividade significativa no País", explicou a coordenadora do CGI.br.

Notícias relacionadas

Acesso pleno à Internet

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da Repúblicaca (Secom), João Brant, concordou com Mielli e mencionou o zero-rating – modalidade presente em pacotes de Internet que garante acesso irrestrito a alguns aplicativos como WhatsApp e Instagram, por exemplo.

"A gente precisa garantir que as pessoas tenham acesso pleno à Internet em toda a duração do mês inteiro, e não um acesso que vale do dia primeiro ao dia 15. […] Portanto essa dimensão da condução de acesso pleno à Internet e não com diferenciação entre os serviços me parece fundamental", disse Brant.

Pacotes móveis

Os principais planos pré-pagos oferecidos pelas grandes operadoras têm preços que variam entre R$ 15 e R$ 60 ou mais. Já a duração do plano costuma ser dividida entre 7, 15 ou 30 dias, de modo que a conexão é interrompida caso o usuário atinja a franquia máxima de dados durante o período escolhido (sendo necessário adquirir pacotes avulsos).

Para aqueles que usam o smartphone como único dispositivo para acessar a Internet e não possuem banda larga fixa em casa para uso de Wi-Fi, 10 GB podem ser insuficientes para um mês inteiro, mesmo que o tráfego em algumas redes sociais sejam oferecidos sem descontar da franquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!