João Brant será o secretário de Políticas Digitais; secretaria ficará na Secom

João Brant, novo secretário de políticas e direitos digitais da Secom

João Brant foi escolhido para assumir a Secretaria de Políticas Digitais. A informação foi dada pelo futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) deputado Paulo Pimenta (PT-RS), neste domingo, dia 1. A secretaria estava prevista como parte da estrutura do Ministério das Comunicações, mas como antecipou este noticiário, assim que ficou definido que o MCom seria utilizado na composição política com o União Brasil, a estrutura foi revista para transferir a pasta para a Secom.

A secretaria pretende ser o espaço onde o governo centralizará o debate sobre regulação do ecossistema digital. Ainda durante os trabalhos da do GT da equipe de transição de comunicação social, o ex-deputado Jorge Bittar disse, em entrevista a TV PT, que a regulação de plataformas seria iniciada no novo governo Lula com a elaboração de estudos e por uma consulta pública. A sugestão do GT de Comunicação da equipe de transição foi de que o processo se inicie ainda em 2023.

João Brant é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics (LSE). Foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura, entre 2015 e 2016.

Notícias relacionadas

É investigador e consultor em políticas de comunicação, Internet e cultura, tendo prestado serviços de consultoria à UNESCO, PNUD, Fundação Ford, Global Partners, OBSERVACOM, entre outras instituições. Foi diretor do Instituto Cultura e Democracia e coordenador do projeto Desinformante. Ele participou do grupo de transição no núcleo destinado à comunicação pública e institucional.

A futura Secom

Paulo Pimenta disse que a Secom terá inicialmente a tarefa de trazer credibilidade para o Poder Executivo. A ideia é tentar reestabelecer uma boa relação com a imprensa, o retorno de campanhas importantes de utilidade pública e rever as formas de financiamento que destina recursos para sites que difundem desinformação. "Não podemos ter o governo federal anunciando em um site que diz que vacina não funciona e que estimula o uso da cloroquina", destacou Pimenta.

"Vamos fortalecer o governo federal como uma fonte qualificada de informação e reestabelecer o bom convívio com a imprensa. Vamos fazer um esforço muito grande para valorizar o trabalho da imprensa", disse ainda o futuro ministro da Secom. Ele também adiantou que muito do que a pasta fará, terá como ponto de partida o relatório elaborado pelo GT da equipe de transição que discutiu temas de comunicação social, que ainda não foi tornado público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!