Extensão do Norte Conectado até a Colômbia é discutida por autoridades

Fronteira Brasil-Colômbia na cidade de Tabatinga. Foto: Pasión Viajes/Flickr

Possibilidade em avaliação pelos governos de Brasil e Colômbia, a extensão da infraestrutura óptica do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS, ou Norte Conectado) à nação vizinha foi discutida com governadores da região amazônica e outras autoridades na última semana.

Segundo a Anatel, os governadores do Amazonas, Wilson Lima, e do Departamento do Amazonas da Colômbia, Jesus Galdino Cedeño, participaram de discussão sobre a possível ampliação da rede – especialmente entre as cidades de Tabatinga, no lado brasileiro, e Letícia, no lado colombiano. A agência reguladora e o Ministério das Comunicações (MCom) também estiveram presentes.

"O encontro constituiu um notável momento de aproximação técnica e estratégica de alto nível entre Brasil e Colômbia, iniciado pela recente visita, à Agência, do Ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano, nos dias 3 e 4 de julho deste ano. Ademais, promoveu um espaço de debate para soluções de conectividade, envolvendo os diversos atores do ecossistema digital naquela região de fronteira", afirmou a Anatel.

Notícias relacionadas

A possível chegada do Norte Conectado em território colombiano passa pela Infovia 02, que está começando a ser construída. O projeto – financiado com recursos do leilão do 5G – prevê rota fluvial de 1,2 mil quilômetros de extensão no Rio Solimões, conectando 13 cidades entre Tefé (AM) e Atalaia do Norte (AM). O roteiro inclui Tabatinga, que divide fronteira com a colombiana Letícia.

No encontro da última semana, a possibilidade futura de extensão da rede para outros países (além da negociação em curso com a Colômbia) também foi apontada pelo secretário de telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão. Peru, Guiana, Suriname e Venezuela foram possibilidades citadas. Vale lembrar que quando completo, o Norte Conectado deve somar 12 mil quilômetros de cabos ópticos na região.

image-1-1024x549

O encontro da última semana ainda contou com a presença do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, do presidente do grupo que supervisiona os novos trechos do Norte Conectado, conselheiro Moisés Moreira, além dos demais diretores Alexandre Freire, Artur Coimbra e Vicente Aquino. O embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, o cônsul da Colômbia em Tabatinga, Juan Carlos Saltarén, e representantes de operadores e redes colombianos também estiveram presentes, bem como a Mobwire representando as operadoras brasileiras que operam a rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!