Vivo usa IA generativa como 'copiloto' para atendentes em call centers

Chatbot atendendo cidadãos por celular

A Vivo criou uma solução que transforma inteligência artificial generativa em uma espécie de "copiloto" dos atendentes de call center da tele. Batizada de "I.Ajuda", o projeto foi desenvolvido em colaboração com a Microsoft.

Dentro da empresa, a ferramenta já é utilizada por 11 mil atendentes da companhia – ou seja, toda a força de trabalho de call center da operadora.

A implantação do I.Ajuda foi realizada em parceria com a Telefónica Tech, braço corporativo da Vivo. De acordo com a operadora, a ideia é que a IA generativa seja utilizada para aumentar a agilidade do serviço que é prestado para o usuário da companhia. 

Notícias relacionadas

Na prática, o agente do call center passou a ter uma ferramenta de chat IA – que funciona como um copiloto do funcionário da Vivo. Por lá, ele consegue tirar dúvidas e fazer consultas para guiar o atendimento do cliente que está do outro lado. A interface é abastecida com conteúdo de mais de 30 sistemas e 2 mil processos que anteriormente eram a base de informações usada pelo atendente durante as interações com o cliente.

"Agora, em uma só tela o agente tem acesso a todas as informações necessárias e em, no máximo, 10 segundos. Dados internos mostram que a operação já está usando a IA generativa com uma recorrência de 87% nos atendimentos ao cliente", informou a Vivo. Por ser baseada em machine learning, o copiloto fica mais inteligente à medida em que é utilizado.

Impacto

Segundo a operadora, desde que a solução foi implementada, o tempo médio de atendimento diminuiu 9% no caso de clientes pessoa física e 4% no de empresas.  Ainda segundo a Vivo, o número de chamadas resolvidas em grau de primeiro nível aumentou, assim como a nota de avaliação do atendimento.

De acordo com o vice-presidente de estratégia, novos negócios e IA da Vivo, Ricardo Hobbs, "esse projeto alia dois objetivos: em poucos meses criou impacto positivo em indicadores que avaliam o aumento da satisfação dos nossos clientes e que também ajudam a medir o nível de eficiência da operação". 

O projeto é resultado da colaboração entre Vivo e Microsoft, anunciada em abril de 2023, quando a operadora comunicou que integraria o Microsoft Azure OpenAI Service. Segundo a operadora, a iniciativa segue o plano de desenvolvimento da tele para implantação de casos de uso da tecnologia em diferentes áreas da Vivo.

Futuro

Para o futuro, a Vivo já vislumbra oportunidades com o I.Ajuda. Uma delas, por exemplo, é o fato de que a ferramenta poderá sugerir ao atendente ofertas que possivelmente seriam de interesse do cliente, para a aquisição de um novo serviço ou mesmo upgrade de plano ou serviço, por exemplo.

A Vivo fala ainda que a IA poderia transcrever para texto a conversa entre o agente e o cliente. Nesse caso, o objetivo seria analisar e identificar falhas ou possíveis pontos de melhoria no processo de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!