Motorola for Business aposta em desenvolvimento e fabricação no Brasil

Georgia Sbrana e James Mattos, da Motorola for Business. Foto: Divulgação

Visando ampliar a presença no mercado corporativo, a Motorola criou uma área dedicada no Brasil, a Motorola for Business. Atuando já há dois anos, a estratégia é oferecer não apenas os dispositivos, mas a plataforma de gestão, segurança e mesmo do recurso de comunicação push-to-talk (PTT), herdado do finado padrão iDEN de rádio (comum na base da antiga Nextel), com desenvolvimento de software e fabricação no Brasil. 

Georgia Sbrana, diretora da Motorola for Business para a América Latina, diz que a iniciativa faz parte da estratégia da companhia de se assumir uma "sólida posição número 3" no mundo, mas com possibilidade de se tornar número um no Brasil. A empresa tem convidado clientes B2B para o escritório em São Paulo, que fica em uma sede separada da controladora Lenovo, para demonstrar as soluções.

A companhia tem clientes de pequenas e médias empresas até grandes corporações, incluindo instituições financeiras. E isso tem sido um importante fluxo de receitas para a Motorola, diz a executiva. "O Motorola for Business tem mostrado trimestre após trimestre um desempenho consistente", declara. Tanto que a iniciativa está ganhando este lançamento oficial no País, buscando oferecer soluções fim a fim, valendo-se da prerrogativa de fabricar o próprio dispositivo nas plantas de Manaus e Jaguariúna (SP).

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Para além da fabricação em território nacional, a Motorola investe também na pesquisa e desenvolvimento. "Muitas funcionalidades já são desenvolvidas no Brasil, é código brasileiro", afirma Sbrana, explicando que a área B2B é uma "grande aposta" para o grupo. São soluções internas, mas que agora já estão sendo comercializadas inclusive em outros países – a empresa exporta a solução para diversos outros países, incluindo uma implantação mais recente na Índia, segundo explica o diretor de vendas corporativas da Motorola Brasil, James Mattos.

Um exemplo é o ThinkShield for Mobile, que integra segurança e traz possibilidade de incorporar soluções "premium" como Moto Threat Defense by Zimperium e o Moto Safe. A solução permite cadastrar IMEIs de aparelhos, aplicar atualizações de segurança do Android, bloquear remotamente dispositivos perdidos/roubados e conta com certificações do governo norte-americano. 

Outro é a plataforma de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, na sigla em inglês), o Moto Device Manager. Por meio de uma dashboard com interface gráfica acessível, é possível fazer a gestão dos aparelhos, ou mesmo dos aplicativos. Entre as funções premium há o controle remoto integrado no próprio console e o controle de versão de software. Uma ferramenta exclusiva da Motorola é o gerenciamento de SIMcard, que pode impedir o uso do smartphone para rotear a conexão, por exemplo. Mattos explica que é o tipo de solução utilizado em equipes de campo, logística e varejo.

Por sua vez, o Mototalk é o aplicativo de PTT (a tecnologia foi lançada pela companhia em 2010) que incorpora as ferramentas de apps de mensagens, com roupagem semelhante às grandes plataformas, mas permitindo gerenciamento e níveis de segurança. Ele agrega ainda funções de videochamadas e permite agendar tarefas e rotinas, ponto eletrônico e monitoramento de equipes de campo em tempo real. 

Mattos destaca que se trata de uma aplicação multiplataforma, incluindo aparelhos concorrentes, como o iPhone. Já a dashboard do MDM funciona com qualquer dispositivo Android.

Aparelhos

Na parte de hardware, a Motorola for Business apresentou na semana passada o novo aparelho ThinkPhone, um Android de ponta que já possui todas as funcionalidades para B2B, além de forte integração com Windows que permite a utilização de funções do smartphone diretamente na tela do computador, quando compartilham o mesmo WiFi. O telefone pode ser utilizado também como webcam, nos moldes do que a concorrente Apple faz com o MacOS e iOS. 

Para este primeiro trimestre, a empresa deverá apresentar o Moto E22 for business. Neste caso é um smartphone 4G ofertado já com as aplicações integradas. "Não é um produto, é uma solução", afirma James Mattos. O dispositivo é voltado para equipes de campo e está sendo produzido na fábrica de Jaguariúna. Ele trará três meses grátis das plataformas MotoSafe, MDM e Mototalk. 

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