Sitehop, startup de cibersegurança de redes, desembarca no Brasil

Foto: Pixabay

A Sitehop, startup inglesa de cibersegurança para redes de comunicações, anunciou o desembarque oficial no Brasil para iniciar a sua trajetória de expansão global.

Para tirar os planos do papel, a empresa levantou 5 milhões de libras (em torno de R$ 31,1 milhões) em um seed round liderado pelos fundos Manta Ray Ventures e Amadeus Capital Partners, com a participação de investidores anjo.

A oportunidade para inovar no campo da segurança cibernética surgiu ao observar um aspecto cada vez mais importante para a indústria, segundo a CEO a co-fundadora da Sitehop, Melissa Chambers. Segundo a executiva, para ofertar o processamento de dados em redes de nuvem e telecomunicações para data centers, as empresas acabavam deixando a questão da segurança em segundo plano. 

Notícias relacionadas

"Existem alguns pilares no 5G e um deles é a baixa latência. Antes, os fornecedores ignoravam a segurança para atender a latência. No entanto, com o crescimento de cibercrimes e ransomware, isso não é mais possível", afirma Melissa Chambers, CEO da Sitehop, em entrevista exclusiva ao TELETIME.

Com o objetivo de equilibrar as necessidades entre a latência reduzida e conexões de qualidade a um custo baixo, a Sitehop lançou a série Safe. Basicamente, são hardwares compatíveis com o IPsec, um conjunto de protocolos de comunicação para criar conexões seguras em redes.

Esses dispositivos permitem que as empresas clientes possam plugar às suas redes para gerenciar a criptografia, podendo ser usados por operadoras de telecom, redes de dados e sistemas de nuvem. Como resultado, oferecem redução contra eventuais ataques e um consumo reduzido de energia, endereçando outro gargalo da indústria. 

"Como evitamos o problema da latência? Esse foi o primeiro aspecto que nos levou ao mercado. Desde o início, projetamos nosso produto a partir da cibersegurança e baixo consumo de energia. A solução está 100% em um chip, o que nos permitiu ter uma das menores latências do mundo", diz Chambers. Na mira da startup, estão companhias nos segmentos de telecomunicações, financeiro e saúde. 

Com o Brasil posicionado entre os cinco maiores mercados de telecomunicações do mundo, a opção pelo País foi um caminho natural, conta Krister Almström, diretor de desenvolvimento de negócios Latam da Sitehop. "Devemos centralizar no Brasil as operações para a América Latina."

Entre os planos em solo brasileiro, estão as contratações de engenheiros nos próximos meses e, no futuro, a construção de uma fábrica que poderá servir para o envio de equipamentos a outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. Por hora, os produtos serão fabricados no Reino Unido e enviados ao Brasil, o que não faz sentido a longo prazo, por conta das despesas com logística, acrescentam os executivos. Por hora, porém, a Sitehop busca parceiros para a produção local.

Os recursos captados agora também ajudarão na expansão para os Estados Unidos, a Índia e o norte europeu. Nos próximos meses, a empresa também não descarta recorrer a investidores novos para aumentar o leque de soluções em outras vertentes de sistemas de comunicações.

A captação anunciada é a segunda realizada pela Sitehop. Em fevereiro de 2023, a startup já havia levantado 1 milhão de libras (em torno de R$ 6,23 milhões) junto ao NPIF-Mercia Investment, fundo de venture capital do Reino Unido.

A equipe

A Sitehop começou a ser gestada por Chambers, uma executiva com mais de 25 anos de experiência nos segmentos de tecnologia, startups e telecom, durante a pandemia. Norte-americana residente na Inglaterra, ela foi cofundadora e engenheira na Prism Microwave, fabricante de equipamentos de comunicações para rádio e televisão depois vendida para a Tongyu Communication.

Nas discussões para criar a empresa de tecnologia, a executiva resolveu contatar Ben Harper, colega de trabalho dos tempos de Curvalux, empresa que atua com banda larga no Reino Unido. Os fundadores, então, se uniram a Krister Almström, outro ex-Curvalux com mais de 30 anos de bagagem na liderança de negócios internacionais nas áreas de TI, segurança da informação e telecom, sendo 25 destes anos baseado no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!