Anatel aprova consulta pública de novas fórmulas para cálculo das multas

A Anatel aprovou a consulta pública que trará oito metodologias para o cálculo das multas, de um total de 12 que serão elaboradas pela agência. Este processo é o primeiro passo para unificar o método de cálculo do valor das multas, em um cenário em que as sanções não serão mais aplicadas por cada uma das superintendências. A reestruturação da Anatel prevê a divisão das superintendências por processos e não mais por serviços. "As metodologias vão ser muito úteis e, aliadas com a reestruturação da agência, estamos completando uma fase importante no processo sancionatório", declarou o presidente da Anatel, João Rezende.

Notícias relacionadas
A metodologia é uma fórmula para calcular o valor das multas, que leva em conta a quantidade de vezes que a infração foi cometida, a quantidade de usuários afetados e outros fatores a depender da infração. Na fórmula para calcular o valor de multa por uso de frequência ou pela prestação de serviço sem outorga, por exemplo, a Anatel avaliará o número de estações em questão, se houve interferência em outro serviço e se o infrator é pessoa física ou jurídica.

As oito metodologias são: metodologia de metas; metodologia de coleta de indicadores; metodologia de direito dos usuários; metodologia de licenciamento; metodologia de prestação de serviço de telecom sem outorga e de uso não autorizado de radiofrequência; metodologia para uso de equipamentos não homologados; para o uso irregular de espectro pelo setor de radiodifusão; e, por fim, para o uso irregular de espectro pelo setor de telecom.

A consulta pública terá duração de 30 dias e está prevista a realização de uma audiência pública em Brasília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!