Vale e Vivo levam rede privativa 4G para ferrovia de Carajás

Foto: Divulgação/Vale

A Vivo e a Vale deram início à implantação de infraestrutura para conectar a Estrada de Ferro de Carajás, que liga o estado do Maranhão ao Pará. Com investimento avaliado em R$ 240 milhões, a iniciativa também vai levar Internet 4G para 28 cidades localizadas vizinhas à ferrovia.

Ao todo, a operação deve incluir 49 novas torres de telefonia, além da ativação de outras 27 já instaladas. Segundo a Vale, a aquisição de novos equipamentos também está prevista. A expectativa é de que o projeto seja concluído em 2025.

A nova infraestrutura de rede privativa 4G dará mais segurança e eficiência para a operação ferroviária. Isso porque toda a comunicação analógica será substituída pela digital, segundo a mineradora. Com isso, a Vale informou que a ferrovia terá transmissão de vídeo em tempo real (para que maquinistas visualizem os trechos da via). Além disso, a comunicação por telefone celular entre os empregados será mais estável.

Notícias relacionadas

O objetivo é que a Internet também melhore a experiência no trem de passageiros que percorre o trecho. Isso porque seria possível, por exemplo, viabilizar pagamento de refeições usando cartões de crédito durante as viagens.

Impacto

"[A extensão da parceria] atende não apenas às necessidades da Vale – modernizando a tecnologia usada na troca de dados durante a circulação dos trens – mas também das comunidades, com a oferta do sinal 4G em todo o trajeto da EFC, e ainda dos usuários do trem de passageiros, melhorando a conectividade na viagem", informou Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

"Nosso projeto de rede privativa tem papel preponderante na materialização de iniciativas que aceleram a digitalização industrial, potencializando tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e analytics dentro da operação, transformando dados em inteligência, garantindo mais segurança, redução de custos e ganho de eficiência", completou o vice-presidente de negócios da Vivo, Alex Salgado.

Segundo a dupla, um grande impacto apontado pelo projeto está relacionado com a oferta inicial de 280 pontos gratuitos de acesso à Internet ao longo da ferrovia. De acordo com a Vale, essas zonas de conectividade serão distribuídas em locais de grande circulação – como hospitais, escolas e centros comunitários.

Em comunicado à imprensa, a mineradora informou que suas equipes "já iniciaram diálogo com lideranças e representantes do poder público para definir que locais serão beneficiados".

Além disso, até o fim de 2024 a previsão é de que todas as 15 estações de passageiros da Estrada de Ferro de Carajás tenham sinal grátis de Internet para os usuários. Na primeira fase, as estações priorizadas são: São Luís Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia (MA); e Marabá e Parauapebas (PA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!