Operadoras menores perdem mais receita que as grandes

Uma pesquisa mundial realizada pela Subex Azure sobre garantia de receita concluiu que operadoras de menor porte perdem proporcionalmente mais receita que as grandes. O levantamento foi feito este ano com 100 operadoras fixas e móveis no mundo inteiro. O estudo levou em conta diversos fatores que geram perda de receita, tais como fraude interna, fraude externa, erros de roteamento, problemas em processos adminstrativos, falhas na integração de sistemas, erros na fatura de pré-pagos entre outros. O resultado demonstra que operadoras com até 100 mil usuários perdem aproximadamente 16,5% de suas receitas. Já em operadoras com mais de 5 milhões de usuários o percentual gira em torno de 10%. Segundo o vice-presidente da Subex Azure para Caribe América Latina, Carlos Cue, a explicação está no fato de as operadoras pequenas estarem mais expostas a um mau gerenciamento de crédito, no afã de conquistarem novos clientes.
A média de todas as operadoras entrevistadas é de uma perda de 12% da receita, segundo a pesquisa. No ano passado, no mesmo estudo feito pela Subex Azure, esse percentual era de 11,6%. Em 2004, era 10,7%.
A região que acusou o maior índice de perda de receita foi Oriente Médio e África, com 26%. Lá há muitos problemas em gestão de crédito e integração de sistemas de faturamento, disse Cue. Na América Latina e Caribe, foram entrevistadas 14 operadoras, que informaram registrar uma perda de aproximadamente 9% de suas receitas ? abaixo, portanto, da média mundial. O executivo participou nesta quarta-feira, 20, do seminário ?Revenue Assurance & Fraud Management Latin America?, no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!