Lote de fibra para Infovias 2, 3 e 4 chega a Manaus e será inspecionada pelo Gaispi

Balsas de Lançamento para rede subfluvial

Já chegou a Manaus a carga de cabos subaquáticos que serão utilizados nas Infovias 2, 3 e 4 do projeto Norte Conectado, parte do Programa Amazônia Integrada e Sustentável. São ao todo 2.345 km de cabos, cuja implementação está à cargo da Empresa Administradora das Obrigações da Faixa de 3,5 GHz (EAF). No próximo dia 1 de agosto, o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, presidente do Gaispi (grupo que supervisiona e coordena os trabalhos da EAF) irá a Manaus para a primeira inspeção, em preparação para o lançamento dos cabos, que devem acontecer ainda este ano.

Navio fundeado para o lançamento das fibras das Inforvias 2, 3 e 4

Ao todo, são Serão 13 mil km de fibra. As Infovias 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, os trechos Tefé-Atalaia do Norte, Macapá-Belém e Vila de Moura-Boa Vista. As infovias trabalham com 24 pares de fibra de 4Tbps cada uma. 

Notícias relacionadas

Em entrevista concedida a este noticiário em abril, Moisés Moreira disse que as infovias na região amazônica foram surpresas positivas como contrapartidas trazidas como políticas públicas no contexto dos processos de venda de espectro conduzidos pela Anatel.

Além do ponto de presença em cada um dos 43 municípios coberttos, lembrou o presidnete do Gaispi, cada município deve receber também conectividade em 10 escolas, o tribunal local, hospital, em pelo menos uma praça pública e nas instalações militares urbanas. "Esse é um projeto alinhado com o conceito de conectividade significativa que tanto se fala", explicou na ocasião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!