Dupla iluminação de TV em bandas C e Ku é prorrogada até fim de 2024

Foto: Pixabay

Grupo de acompanhamento que supervisiona os compromissos do leilão de 5G na faixa de 3,5 GHz, o Gaispi prorrogou até 31 de dezembro de 2024 a transmissão simultânea, nas bandas C e Ku, de canais de TV aberta via satélite em processo da primeira para a segunda.

A decisão, assinada no último dia 19 de julho pelo presidente do Gaispi, Moisés Moreira, significa uma extensão do processo de dupla iluminação em andamento no segmento da radiodifusão. A necessidade de prorrogações adicionais seguirá sendo avaliada, mas respeitando o prazo máximo de 31 de dezembro de 2025. Após esta data, o sinal de TV aberta em banda C sairá do ar.

A migração do sinal de TV aberta por satélite da faixa para a banda Ku faz parte das atividades de limpeza do 3,5 GHz, para operação de serviços 5G no espectro. Como forma de evitar interferências, canais de TV que também operavam em banda C estão sendo migrados para a banda Ku.

Notícias relacionadas

Em paralelo, a adequação do parque de parabólicas dos telespectadores também está em curso, com subsídio para beneficiários de programa do governo federal. Este processo ultrapassou recentemente os 500 mil kits de parabólicas digitais instalados, mas está em ritmo aquém do esperado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!