Minicom irá emitir parecer sobre PL 29/07

Até a metade de junho, a Câmara dos Deputados deverá receber uma contribuição do Ministério das Comunicações para a análise do projeto de lei 29/2007, que afeta o setor de TV por assinatura e o audiovisual. Nas próximas três semanas, a área jurídica do Minicom deverá finalizar um parecer sobre o projeto que será encaminhado aos deputados. A emissão de um parecer por parte do Executivo é uma praxe, segundo o ministério. E não significa que as sugestões ou ponderações feitas pelo Minicom deverão ser incorporadas no texto em análise pelo Legislativo.
Segundo o consultor jurídico do ministério, Marcelo Bechara, o texto do projeto chegou à pasta das Comunicações há cerca de um mês. O documento ainda é a versão original da proposta, apresentada pelo deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC) no ano passado. "Vamos pegar no site da Câmara dos Deputados o substitutivo mais atualizado para podermos fazer nossa manifestação", esclarece Bechara. A chegada do documento justamente no momento em que o PL 29 passa pelo período de maior turbulência em sua tramitação é mera coincidência. Segundo o consultor, é normal o envio de matérias que serão debatidas na Câmara para as pastas do Executivo relacionadas à questão. A rotina visa apenas dar o direito à manifestação da área, mas não garante poder de interferência do Executivo, garante Bechara.
"Será um texto contributivo, com o objetivo de ajudar a tramitação. Mas o simples envio não muda nada a análise do projeto, não interfere em nada. Não há qualquer interferência de um poder em outro". Bechara elogiou o trabalho conduzido pelos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTI) na negociação da proposta e defendeu o bom preparo técnico dos deputados envolvidos.

Notícias relacionadas

Audiovisual

Como o Minicom não lida com questões relacionadas ao audiovisual, sua manifestação sobre o PL 29 deve ficar restrita às questões de ordem mais técnicas e que envolvem as empresas de telecomunicações e as TVs por assinatura. É possível que o texto produzido pela área jurídica inclua uma recomendação para que o Ministério da Cultura seja ouvido, caso os deputados achem necessário.
Mas, mesmo com relação às teles e às TVs, Bechara reitera que a avaliação do projeto será absolutamente técnica e que nenhum tipo de negociação está sendo conduzida pelo Minicom com os agentes do setor. A Anatel pode ser chamada para contribuir no material que está sendo elaborado pela área jurídica, assim como por outras instâncias do ministério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!