Anatel vai alterar regulamento do SeAC

O presidente da Anatel, João Rezende, ordenou à Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa que em 60 dias apresente a proposta de reforma no regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) para deixar de exigir das empresas os contratos de uso de poste como condição para o licenciamento das estações e conversão das outorgas de TV por assinatura para o SeAC.

Notícias relacionadas
O superintendente de Comunicação de Massa da agência, Marconi Thomaz Maya, assume o cargo de conselheiro interino da Anatel no dia 5 de março (no lugar do também interino Roberto Pinto Martins), mas vai tocar a reforma do regulamento concomitantemente às suas funções no Conselho Diretor.

"(A exigência), no fundo, acabou burocratizando. Isso não é tarefa da Anatel. Nos próximos 60 dias vamos mudar esse item do regulamento do SeAC. Passar cabo não tem muito a ver com a atividade da Anatel", disse João Rezende durante o Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações, realizado pela Converge Comunicações e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da UnB nesta quarta, 20, em Brasília.

A exigência de apresentação dos contratos de uso de poste de fato burocratizou a conversão das outorgas para o SeAC. Tanto que a Anatel editou um ato (Ato 553/2013) que, na prática, estabelece um licenciamento precário das estações para evitar que as empresas fiquem na ilegalidade enquanto a operadora não apresenta a documentação exigida na regulamentação.

A exigência é considerada absurda pelas empresas, já que se trata de uma relação privada de contratação de infraestrutura que nunca foi exigida das empresas quando eram concessionárias de TV a cabo e que não é exigida de nenhum outro tipo de empresa autorizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!