GSMA propõe garimpo de frequências para banda larga móvel na América Latina

A União Internacional das Telecomunicações (UIT) recomenda que em 2015 cada país tenha destinado 1.300 MHz para serviços de telefonia móvel. Essa seria a quantidade de espectro necessária para dar conta do aumento da demanda pelo serviço, puxada especialmente por smartphones e tablets 3G e 4G. Na América Latina, hoje, em média, cada país tem apenas 263 MHz separados para telefonia móvel, revela relatório da GSM Association (GSMA). O Brasil lidera a região nesse quesito, com 574 MHz. O último lugar está com a República Dominicana: apenas 170 MHz.

Notícias relacionadas
Para alcançar a meta proposta pela UIT, a GSMA propõe que seja feito um verdadeiro garimpo de frequências na região. A maior parte do espectro está ocupado por aplicações diversas, como comunicação de ferrovias, radares de aeroportos, Forças Armadas, satélites etc. Mas analisando-se bem, é possível encontrar pequenas brechas em diversas faixas, desde as mais baixas, como 600 MHz, até as mais altas, como 5 GHz. Na opinião de Amadeu Castro, diretor da GSMA no Brasil, o smartphone vai se adaptar a essa malha de espectros, selecionando entre os que estiverem disponíveis aquele mais adequado para a sua localização.

O Brasil ganhará em breve mais 90 MHz advindos da faixa de 700 MHz, que será desocupada pelas radiodifusoras. É o chamado "dividendo digital". Mais à frente existe a expectativa de se discutir um segundo dividendo digital, na faixa de 600 MHz, diz Castro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!