A Huawei assinou parcerias com a TIM e a Vivo nesta terça-feira, 19, dia em que o primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang, foi recebido pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Com a operadora italiana, a gigante de equipamentos para redes e telecomunicações anunciou a criação de um centro de inovação para fomentar pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de banda larga móvel, computação em nuvem e virtualização de redes no País.
Com a Vivo, a multinacional celebrou um acordo de cooperação estratégica para ampliação da cobertura e da capacidade das redes móveis em quarta geração (4G) das regiões do Centro e do Porto Maravilha da cidade do Rio de Janeiro. Os valores envolvidos nas parcerias não foram divulgados.
Pesquisas e desenvolvimento
Por meio da cooperação anunciada hoje, Huawei e TIM se comprometem a buscar oportunidades de crescimento e competitividade por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias básicas e aplicadas no setor brasileiro de telecomunicações. O foco é incentivar o adensamento e a melhoria da qualidade dos serviços.
Para isso, é previsto o desenvolvimento de soluções e serviços inovadores sobre novas tecnologias como de vídeos móveis, comunicação entre máquinas (M2M), LTE-Advanced, 4.5G, computação em nuvem, cidades digitais, Internet das Coisas (IoT), soluções de virtualização de redes e suas funções (SDN/NFV), LTE em 450 MHz, entre outros. Além disso, o acordo prevê o desenvolvimento de novas tecnologias para serviços de banda larga a serem utilizadas durante o período de realização dos Jogos Olímpicos em 2016.
Cidade Tecnológica
O acordo de cooperação entre a Huawei e a Vivo, por sua vez, prevê um trabalho conjunto para ampliar a cobertura e capacidade do Centro da cidade do Rio de Janeiro, bem como da região do Porto Maravilha, com a utilização da tecnologia LTE-FDD na frequência de 2,6 GHz. As empresas têm o intuito de aumentar a taxa de dados média por usuário para permitir a inclusão de novos serviços e plataformas, possibilitando, por exemplo, a realização da transmissão e exibição de vídeos digitais de alta qualidade por meio da rede móvel.
Os acordos foram assinados no Palácio do Planalto, em Brasília.