Uma pesquisa realizada pela agência digital Pontomobi em parceria com a W/McCann mostra que baixar aplicativos no celular é comum em todas as classes sociais. Chama a atenção o fato de que o índice é muito parecido em todas as classes: 67,4% na classe A, 61,9% na classe B e 65,5% na classe C.
Quando perguntados qual celular os respondentes possuíam, 30% declararam possuir um smartphone e 40,5% disseram que pretendem trocar de aparelho nos próximos seis meses. De acordo com Fabio Bruggioni, CEO de mobilidade e Internet do grupo RBS, controladora da Pontomobi, é provável que na troca de aparelho um percentual elevado de usuários adquira smartphones. O executivo participou do 10º Tela Viva Móvel, que aconteceu em São Paulo esta semana.
A utilização de serviços bancários pelo celular, por outro lado, ainda é restrita às classes com maior poder aquisitivo. Apenas 15,9% dos respondentes da classe C disseram que usam serviços bancários no celular, contra 26,7% na classe B e 31,2% na classe A.
Esses dados são uma amostra da pesquisa completa que ainda será divulgada. Foram entrevistados, pela internet, mil usuários de celular das classes A, B e C que residem nos sete principais centros urbanos do País.