PUC-Campinas e JumpCorp inauguram laboratório de IA e IoT

Foto: Divulgação

A PUC-Campinas e a JumpCorp anunciaram nesta segunda-feira, 19, o A-IoT Lab Brasil – iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) por meio da colaboração entre universidade e a iniciativa privada.

Segundo o pipeline do projeto, o A-IoT Lab vai funcionar como um laboratório dentro da PUC e contará com a parceria de empresas como American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS no fornecimento de infraestrutura.

Para avançar, o projeto vai atuar por meio de alguns pilares, como a capacitação dos estudantes. José Luiz Pelosini, CEO da JumpCorp, diz que a parceria com as empresas permite levar problemas reais do dia a dia para serem solucionados no centro de pesquisa. 

Notícias relacionadas

"Essas empresas possuem os desafios, as dores do dia a dia. Então, elas já vão direcionar os alunos para o conhecimento que o mercado está demandando. Vamos mostrar para os alunos o funcionamento de uma rede, de um ecossistema de IoT e, a partir daí, desenvolver novas aplicações", diz Pelosini.

Por um lado, na parte de IA, o programa deve focar na vertente de machine learning; por outro, em IoT, deve trazer o desenvolvimento de aplicações na prática. Ainda, os participantes terão à disposição processadores e kits de desenvolvimento de softwares.

Um outro foco da iniciativa é o empreendedorismo. Neste sentido, o objetivo é aproveitar o Mescla, o hub de inovação tecnológica da PUC-Campinas, para incentivar a interação com startups de fora da universidade e fomentar a criação de empresas pelos estudantes.

O aprendizado será desenvolvido por workshops e cursos fechados durante o primeiro e o segundo semestre, com foco nas áreas de agronegócio, saúde e smart cities

Futuro

Para o diretor de produtos da Qualcomm, Hamilton Mattias, muitos desses casos de uso requerem o desenvolvimento de tecnologia local, o que depende da capacitação de pessoas. "Vemos a iniciativa como um recurso importante para a geração de recursos humanos bem formados nessas tecnologias, para que isso possa ser aplicado no dia a dia das empresas, das comunidades, das cidades e das próprias pessoas", afirma.

Ele também espera que a relação mais próxima com as universidades contribua para levar a inteligência artificial para os diferentes aparelhos conectados. "Em um carro, por exemplo, não tem como deixar a inteligência artificial apenas na nuvem, você tem que ter nos dispositivos. Então, a Qualcomm defende essa visão da inteligência artificial também no on-device, além de uma inteligência artificial híbrida, tanto no device quanto na nuvem", diz.

Wilson Cardoso, Customer Chief Technology Officer Latin America & Brazil da Nokia, afirma que a criação de um ecossistema de IoT é fundamental para o aumento da produtividade, qualidade e inserção de profissionais no mercado. "Essa ação em conjunto mostra o esforço da academia, indústria e desenvolvedores na criação de um ambiente de colaboração único", diz o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!