Quem é Mateus Bandeira, nomeado como novo CEO da Oi

Mateus Bandeira. Foto: Reprodução/Facebook

Com a saída de Rodrigo Abreu do comando da Oi, o executivo Mateus Affonso Bandeira foi nomeado para o posto de CEO da operadora. Além de comandar a empresa em fase crucial de sua segunda recuperação judicial, o profissional também deverá apoiar a seleção de um novo CEO após a reestruturação prevista na tele.

Bandeira já participava da administração da Oi como membro independente do conselho de administração. O profissional também exerce função de conselheiro em outras empresas de grande porte – incluindo na V.tal, operadora de infraestrutura nascida da venda do controle da rede de fibra da Oi para o BTG Pactual.

Bandeira é também conselheiro em demais companhias de setores variados, como Vibra Energia, Intelbrás, Marcopolo e o Hospital Moinhos de Ventos, além de ser advisor e líder de cybersecurity na Netskope, segundo seu perfil no LinkedIn.

Notícias relacionadas

Ainda na esfera corporativa, o executivo foi presidente e CEO da consultoria Falconi entre 2011 e 2027 e presidente do banco Banrisul entre 2010 e 2011. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o profissional também teve passagem pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), inclusive com responsabilidade sobre projetos de telecom e TI.

Bandeira ainda tem trajetória política, inclusive como candidato ao governo do Rio Grande do Sul em 2018, filiado ao Partido Novo. Na ocasião, ficou em quinto lugar na eleição, com 3,36% (cerca de 200 mil votos). Ele também exerceu os cargos de secretário estadual de Planejamento e Gestão no RS e de Chefe da Fazenda Estadual gaúcha durante o mandato da tucana Yeda Crusius (2007-2010).

O novo CEO da Oi atuou também como coordenador-geral da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 2004 e 2006, durante a primeira gestão do presidente Lula (na época a pasta era chefiada por Antônio Palocci). Bandeira exerceu brevemente o posto de consultor técnico sênior do Senado Federal, deixando a casa em 2007.

Ao portal Brazil Journal, o CEO da saída da Oi, Rodrigo Abreu, afirmou que a escolha por Bandeira se deu pelo fato do executivo conhecer bem as discussões da companhia e por ser, na formação atual do conselho, o integrante com maior experiência executiva. Abreu seguirá no conselho da tele, participando das discussões com credores e sobre a concessão de telefonia fixa da Oi.

Já a relação de Bandeira com a V.tal é ponto que já está sendo levantado por acionistas minoritários da Oi – sobretudo aqueles que demonstram insatisfação com a gestão de Abreu no comando da tele e com possíveis conflitos de interesse com o BTG Pactual.

1 COMENTÁRIO

  1. Espero que ele não sucateie a rede de telefonia no
    Brasil como este Abreu tentou fazer, e nos empurrar a força esta porcaria de fibra;
    cara e obesoleta, respeite os bens públicos eas tarifas do telefone Fixo STFC, bom e barato,
    foi uma vergonha o que fizeram nos postes durante a pandemia entupindo de fios,
    o futuro é 5g via satélite, PLC eletrico, fio de luz tranaçado, STFC popular, azar da OI
    ter investido errado, sua outorga tem que ser cassada antes de 2025!!!
    Isso é uma vergonha, a telecoms promovem cartel e monopólio e chamam de rede neutra!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!