Anatel aprova anuência para compra da Brasil Telecom pela Oi

A Anatel acaba de aprovar a anuência prévia para que a Oi compre o controle da operadora de telefonia Brasil Telecom. A aprovação foi com condicionantes.
Segundo dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, que circula a partir da próxima semana, as duas operadoras terão, unidas, uma cobertura de 4.835 municípios atendidos, ou 85,5% das cidades brasileiras. Esta megaregião concentraria 143,9 milhões de habitantes, ou cerca de 76% da população brasileira, e responderia por quase 70% do consumo nacional de bens e serviços.
Somadas, as duas teles teriam hoje 22.087.853 milhões de assinantes de telefonia fixa, ou 54,6% do total nacional, o que representa uma teledensidade muito abaixo da média nacional, de apenas 15,35% dentro de sua área. Isso porque operam em uma área de grande dispersão geográfica, que inclui regiões como o Centro-Oeste e a região amazônica, de pouca densidade populacional.

Notícias relacionadas
Para se comparar, a Telefônica, que atua no Estado de São Paulo, bastante denso e urbanizado, atinge 29,85% de teledensidade em sua área, praticamente o dobro de penetração. É por isso que mesmo estando em um número muito menor de cidades (623, ou pouco mais de 11% dos municípios), a tele espanhola tinha no fim de outubro 11,9 milhões de assinantes.
Vantagem
Por outro lado, a BrOi estaria em uma região bem menos competitiva que a Telefônica. Se fosse formada hoje, a nova tele teria em sua área apenas 3,05 milhões de assinantes das operadoras autorizadas, um share de 12% dos 25,14 milhões de assinantes totais da área.
A Telefônica enfrenta em sua área, que cobre uma população de 39,9 milhões de habitantes e representa 28,25% do consumo nacional, uma concorrência marcante das autorizadas, sobretudo a Embratel/Net. As autorizadas já somam na região 2,6 milhões de assinantes, ou 17,9% do total de 14,5 milhões de assinantes da área da tele espanhola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.