Próxima etapa do projeto OpenCare 5G é de expansão funcional e geográfica

Photo by Karolina Grabowska from Pexels

Após a inauguração em setembro do o projeto OpenCare 5G, iniciativa do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas de São Paulo para uso de rede privativa em 3,5 GHz com arquitetura Open RAN, as parceiras envolvidas começam a pensar nos próximos passos. O projeto é coordenado pela Deloitte e tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, Telecom Infra Project (TIP), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP)

A fase atual é de "expansão funcional", segundo a sócia-líder da Indústria de Tecnologia, Mídia e Telecom da Deloitte, Márcia Ogawa. Isso porque a utilização da tecnologia está indo para além da aplicação em ultrassom e pré-natal. "Estamos implantando novas tecnologias e funcionalidades para outras demandas para saúde de comunidades remotas", afirmou.

Também há uma expansão geográfica, uma da região urbana e outra da região remota, como na Amazônia. "Estamos pensando nas duas estratégias", afirma. Marco Brego, diretor executivo do InovaHC, confirmou que no primeiro caso será uma cidade paulista, e que isso deverá acontecer em breve. "Gostaríamos que seja nos próximos meses, talvez antes do final do ano", colocou. Há uma preocupação com a parte humana do projeto: ou seja, a segurança da relação do médico com o paciente. 

Notícias relacionadas

"Estamos juntos com a Deloitte, NEC, Siemens e demais, mas tem um aprendizado nosso de como a gente pode utilizar melhor as redes privadas", destacou o superintendente de TI do Itaú, Augusto Dantas Nellessen, mencionando que há possibilidades para o modelo Open Finance, que desagrega a cadeia de serviços financeiros. A empresa fornece a infraestrutura de data centers em São Paulo em Mogi Mirim (SP).  "O banco tem 6 mil pontos, e o conceito de rede privada fala muito com as coisas que pensamos para o futuro da instituição e dos nossos clientes". 

O projeto OpenCare 5G foi apresentado pela Deloitte e pelas parceiras durante a Futurecom 2022 nesta terça-feira, 18, em São Paulo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!