Termina greve na fábrica da Foxconn no Brasil

Terminou na manhã desta quinta-feira, 18, a greve dos trabalhadores da Foxconn 2, fábrica da companhia chinesa em Anhaguera (SP) e que é a única planta responsável pela fabricação do iPad fora da China. Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, o fim da paralisação, que já durava cinco dias, foi possível "graças à aprovação da proposta negociada entre Sindicato e empresa", que foi conseguida em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas na noite da quarta-feira, 17.

Notícias relacionadas
Segundo o sindicato, a greve pedia a implantação definitiva de plano de cargos e salários para todos os trabalhadores da fábrica do interior paulista. A Foxconn concordou em iniciar "imediatamente" a aplicação da mesma estrutura trabalhista que já é empregada na planta Foxconn 1, em Jundiaí. O acordo terá validade de um ano, "período em que as partes estariam discutindo a adequação do plano à realidade da unidade 2", ainda segundo informações da entidade.

Os cinco dias de paralisação serão pagos pela empresa. A Foxconn chegou a exigir em troca a compensação de dois dias com trabalho aos sábados, nos próximos 20 de setembro e 4 de outubro. A proposta foi rejeitada em nova assembleia realizada nesta quinta-feira e a companhia concordou em não haver nenhum tipo de reposição.

Vale lembrar que a mesma unidade já havia entrado em greve em fevereiro de 2013 por motivo semelhante. Além disso, a paralisação nesta época do ano poderia afetar o abastecimento de possíveis novos modelos do iPad, que, de acordo com a Bloomberg, deverão ser apresentados pela Apple ainda em outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!