CPqD amplia contrato com Defesa em rádio definido por software

O CPqD assinou, na última sexta-feira, 15, dois novos contratos dentro do Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), coordenado pelo Centro Tecnológico do Exército – organização militar sediada no Rio de Janeiro e integrante do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército do Brasil.

Notícias relacionadas
O objetivo do RDS-Defesa é promover a interoperabilidade física nas comunicações táticas das Forças Armadas do Brasil, por meio do desenvolvimento de protótipos de rádio baseados no conceito RDS – uma área sensível no contexto da defesa cibernética.

"O RDS-Defesa vai dar um salto de qualidade fantástico para as Forças Armadas brasileiras, na medida em que reduzirá a dependência tecnológica em setor estratégico e contribuirá para aumentar a interoperabilidade nas comunicações táticas das Forças Armadas e, também, para dinamizar a Base Industrial de Defesa no setor das telecomunicações", afirma o General de Exército Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

Com o RDS, é possível operar com diversos padrões de comunicação, com eficiência e segurança em diferentes faixas de frequência, utilizando um mesmo equipamento de rádio genérico. Para isso, os componentes do sistema de radiocomunicação, usualmente em forma de hardware, passam a ser implementados por software em computadores comuns (PCs) ou em sistemas embarcados. "Isso torna o sistema de rádio programável, extremamente seguro e de fácil operação", explica Paulo Cabestré, diretor de Redes Convergentes do CPqD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!