Vivo estenderá PTT a todo Brasil até o fim de agosto

O serviço de comunicação instantânea por voz, ou "push to talk" (PTT), da Vivo, batizado de "Vivo Direto", foi lançando nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro. A oferta estava disponível desde junho em Porto Alegre e Curitiba. E até o final de agosto será estendida para o resto do País. Trata-se de um serviço similar àquele oferecido pela Nextel, em que o cliente aperta um botão lateral e tem comunicação instantânea com outros usuários. Tecnologicamente, contudo, o "Vivo Direto" é diferente porque usa a rede celular para a comunicação, e não o padrão iDen, adotado pela Nextel. A Vivo utiliza uma plataforma provida pela Kodiak.
O lançamento faz parte de uma estratégia internacional do grupo Telefónica, que já tem o serviço de PTT disponível em vários outros países da América Latina. Em breve, o "Vivo Direto" contará com roaming internacional via rádio nesses países.
O "Vivo Direto" está sendo comercializado como um serviço de valor adicionado para clientes pós-pagos da operadora, ao preço de R$ 29,90 por mês, acrescido ao plano de voz contratado. Por esse preço os usuários podem realizar ligações ilimitadas, tanto locais quanto interurbanas nacionais, com outros clientes do serviço. O "Vivo Direto" permite chamadas em grupo com até sete pessoas simultaneamente; chamada em espera; e a utilização de um sistema de status de presença, tal como em serviços de mensagens instantâneas (IM).

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Inicialmente, o portfólio de aparelhos compatíveis com PTT na Vivo é composto por quatro aparelhos: Blackberry Curve 9300, Nokia 2710, Alcatel OT900 a LG GU 295. Todos são 3G. Outros três (dois da Samsung e um da ZTE) serão adicionados no quarto trimestre. E os primeiros com sistema operacional Android virão em 2012.
Vale lembrar que esta não é a primeira experiência da Vivo com PTT. Em 2005, a operadora lançara um serviço de PTT que rodava sobre sua rede de dados, mas foi descontinuado porque "tinha alcance limitado e algumas fragilidades", conforme descreve o presidente da unidade de mercado individual da Vivo, Paulo Cesar Teixeira. Nesta nova tentativa são usados circuitos de voz.
Análise
O movimento da Vivo atinge diretamente a Nextel, principal prestadora de comunicação via rádio atuante no Brasil. "Vamos tirar o concorrente de sua zona de conforto", diz Teixeira. Além do preço mais baixo do serviço e dos aparelhos, a Vivo tem duas vantagens significativas sobre a Nextel neste momento: a abrangência da cobertura e a tecnologia 3G. Enquanto a rede da Nextel está limitada a cerca de 400 cidades, aquela da Vivo alcança 3.663 municípios, dos quais 1.466 têm cobertura 3G. A Nextel comprou licenças 3G e está trabalhando na construção de sua rede.
É esperado que a Nextel reaja a esse movimento da Vivo, provavelmente reduzindo os preços de seus planos e aparelhos e acelerando o lançamento de sua rede 3G.

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