Anatel quer ter edital do 2,5 GHz pronto ainda em 2010

A polêmica mudança de destinação da faixa de 2,5 GHz, utilizada atualmente pelos serviços de MMDS, voltou a lista de prioridades da Anatel após a edição do decreto presidencial implantando o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A alteração no regulamento do 2,5 GHz está entre as ações estratégicas que devem ser concluídas ainda neste ano pela agência, divulgadas nesta terça-feira, 18, em coletiva à imprensa.
Mas a disposição em acelerar a solução do impasse não significa que a agência conseguirá leiloar as frequências em 2010. A perspectiva dos técnicos é que, ao menos, a mudança regulatória possa ser concluída rapidamente. Mas o caminho para o leilão ainda precisará de mais tempo, uma vez que o edital também tem que passar por um processo de consulta pública antes de a licitação ser efetivamente aberta.
A projeção mais otimista é que a Anatel consiga colocar o edital em consulta já em 2010, de acordo com informações prestadas pelo gerente de Regulamentação e Interconexão da Anatel, Walter Calil. O presidente da agência, embaixador Ronaldo Sardenberg, confirmou que a mudança na faixa de 2,5 GHz é uma prioridade da Anatel, mas não deu detalhes sobre o andamento da negociação com os setores afetados pela mudança.

Notícias relacionadas
A proposta da agência colocada em consulta pública no ano passado prevê que o MMDS fique apenas com 50 MHz do total de 190 MHz da faixa. O restante ficará com o Serviço Móvel Pessoal (SMP), que pretende usar essas radiofrequências para a telefonia de quarta geração (4G). As empresas de MMDS alegam que um espaço de 50 MHz inviabiliza a oferta de serviços convergentes (TV por assinatura e banda larga), minando o avanço desse segmento no mercado. A agência tem tentado mediar a situação e pode alterar a partilha para atender os dois segmentos de forma mais equilibrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!