Oi fará testes com LTE a partir de junho

A Oi fará testes com redes LTE (Long Term Evolution) a partir de meados de junho. A operadora convidou quatro fornecedores para participar: Alcatel-Lucent, Huawei, Nokia Siemens e ZTE. Trata-se dos primeiros preparativos da operadora para participar do futuro leilão de quarta geração (4G), no qual a Anatel venderá licenças em 2,5 GHz, hoje utilizadas por serviços de MMDS. Existe uma expectativa do mercado de que as primeiras redes LTE entrem em funcionamento antes da Copa de 2014.
Os testes da Oi serão feitos em dois cenários: em laboratório e na rede externa. Ainda não foram decididas as cidades onde cada fabricante será avaliado. Antes disso precisará ser feita uma varredura de espectro para identificar localidades onde não há risco de interferência sobre os serviços MMDS existentes. A Anatel fornecerá uma autorização especial temporária para uso de 2,5 GHz em caráter de teste pela Oi. A ordem dos fornecedores a serem avaliados também não está confirmada, pois depende da agilidade de importação de equipamentos LTE por cada um deles.
Esses serão apenas os primeiros testes da Oi com redes 4G. Ainda há funcionalidades importantes da tecnologia que estão em fase de desenvolvimento e padronização internacional, como os canais de voz sobre LTE. Conforme tais especificações sejam aprovadas, é provável que a operadora convoque novos testes.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!