Jupiter 3 já está sendo usado pela HughesNet no Brasil

Satélite Jupiter 3, que atende às operações da Hughes no Brasil

A HughesNet passou a utilizar esta semana, no Brasil, o satélite de alta capacidade Jupiter 3, lançado no ano passado pela Hughes e que promete não apenas permitir à empresa de banda larga via satélite ampliar a capacidade de suas ofertas, como também desafogar a venda em diversas regiões cuja expansão estava restrita pela capacidade nos satélites anteriores.

Segundo apurou este noticiário, a Hughes trabalha agora no desenho das ofertas, que possivelmente devem contar com franquias maiores pelo mesmo preço. Além das ofertas ao consumidor final, o novo satélite ajudará a Hughes nos projetos de conectividade e parcerias de atacado no Brasil.

As novas instalações em consumidores finais já estão sendo feitas com as antenas apontadas para o Jupiter 3. Trata-se de um satélite geoestacionário de alta capacidade: 500 Gbps na capacidade agregada, posicionado em 95 graus oeste. A posição mais baixa faz com que a linha de visada seja mais baixa, próxima do horizonte, mas isso não é visto pela empresa como um problema, considerando que as instalações da Hughes costumam ser em áreas rurais ou abertas.

Notícias relacionadas

Em alguns casos, clientes da HughesNet poderão ser migrados para o novo satélite; a ideia da empresa é reduzir a quantidade de usuários nos satélites que já estavam em operação para melhorar a experiência de uma maneira geral. O equipamento é o mesmo nos dois casos.

Lançado em julho de 2023, o Jupiter 3 foi posicionado e testado ao longo do segundo semestre e não apresentou nenhum problema, o que permite à empresa colocá-lo em operação com capacidade máxima.

Construído pela Maxar Technologies após encomenda realizada ainda em 2017, o artefato é classificado pela Hughes como o maior satélite de comunicações comerciais já construído. Para se ter uma ideia, ele tem o comprimento equivalente a um prédio de dez andares com os 14 painéis solares abertos no espaço.

Vital na estratégia da empresa para o mercado de banda larga, o satélite permitirá aumento das ofertas da HughesNet para clientes da América Latina (incluindo Brasil) e dos Estados Unidos, permitindo planos de até 100 Mbps em determinados mercados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!