Mercado brasileiro de celulares tem queda no primeiro trimestre

Foto: Pexels

[Publicado no Mobile Time] A IDC Brasil contabilizou uma queda de 11% no envio de smartphones e feature phones ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2023, de 11 milhões para 10 milhões, na comparação com o mesmo período um ano antes. Além do recuo nas remessas, a empresa de análise de mercado notou uma queda no tíquete médio dos handsets:

  • 25% nos smartphones, de R$ 2,1 mil para 1,6 mil;
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  • 24% em feature phones, de R$ 168 para 151.

Como resultado, as receitas dos devices caíram 32% e totalizaram R$ 15 bilhões. Andréia Chopra, analista de pesquisa e consultoria de consumer devices da IDC Brasil, explicou que esse movimento acontece pelas fabricantes apostarem mais na venda de dispositivos mais baratos (até R$ 1 mil), uma vez que o poder aquisitivo do brasileiro vem caindo, além de realizarem promoções. O lado positivo indicado pelo IDC é o aumento de 31% nas remessas de smartphones 5G.

Também vale dizer que até o mercado cinza está em queda de 20% ante o primeiro trimestre de 2022. Mas Chopra acredita que foi pontual devido justamente ao movimento de promoções e celulares mais baratos no comércio oficial.

Categorias

Dos 10 milhões de devices enviados no primeiro trimestre de 2023, aproximadamente 9,5 milhões eram smartphones e 433 mil, feature phones. As quedas foram de 10,5% e 19% por categoria, respectivamente. Assim como pontuado pela analista, os dispositivos mais enviados foram aqueles com preços entre R$ 700 e R$ 1 mil, respondendo por um quarto do total.

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