Os bancos brasileiros gastaram 18,3% menos com serviços e equipamentos de telecomunicações em 2008 em relação a 2007, segundo dados da pesquisa "O setor bancário em números", da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No ano retrasado, esse gasto somou R$ 769 milhões, 5% do total de investimentos e despesas em tecnologia realizados no período. Em 2008, o número caiu para R$ 628 milhões (4%). O estudo foi divulgado no 19º Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB), que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, de 17 a 19 de junho.
Segundo o diretor de TI do Banco do Brasil, Francisco Alvarez Raia, essa queda de gastos é reflexo de uma nova estratégia dos bancos que, de uns anos para cá, passaram a terceirizar diversos serviços de suas redes com o intuito de obter melhor eficiência operacional. "A grande concorrência no setor obrigou essas instituições a agir assim", diz. De acordo com Raia, ferramentas e soluções de redução de custos e melhoria de processos, como VoIP, gerenciamento de banda com qualidade de serviço, mobile banking, digitalização e outros também contribuíram para a redução de despesas com telecom. "As operadoras também forçaram essa queda nas contas, pondo em prática uma política comercial agressiva com o intuito de ocupar o mercado", finaliza.
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