Vivo já tem solução de radiodespacho

A Vivo está pronta para iniciar o que pode ser uma batalha com as operadoras de trunking. A operadora demonstrará sua solução de push-to-talk (radiodespacho) durante a realização da Telexpo, que acontece a partir do próximo dia 2 de março, em São Paulo. A operadora vai adotar a tecnologia BrewChat, baseada na plataforma Brew, da Qualcomm.
A Anatel, é bom lembrar, deve promover mudanças no regulamento do SME (Serviço Móvel Especializado) com o objetivo de permitir aos atuais e futuros operadores do serviço a utilização de radiofreqüências licenciadas para operadores de outros serviços, sem que para isso tenham que obter a licença específica. Outro objetivo da mudança do regulamento é facilitar a operação de novas plataformas de serviço de despacho (característico do trunking), por exemplo, em conjunto com plataformas do Serviço Móvel Pessoal (SMP), no qual opera a Vivo. Até agora, a Nextel, praticamente sozinha no mercado de trunking, é a única a oferecer a vantagem do radiodespacho no Brasil.
A Qualcomm desenvolveu o BrewChat especialmente para operar em redes CDMA 1x. Essa tecnologia permite a comunicação de pessoa a pessoa ou de pessoa a um grupo. A diferença é que o BrewChat está baseado em VoIP. Nos Estados Unidos, a Qualcomm já estava conduzindo trials com essa plataforma, com planos de colocá-la no mercado no primeiro trimestre deste ano.

Notícias relacionadas
Além do BrewChat, há uma tecnologia denominada GSM Pro, que permite o radiodespacho pelo equipamento GSM com a adição de softwares e chips ao equipamento original.

EV-DO

A Vivo demonstrará na Telexpo também as aplicações disponíveis para a tecnologia EV-DO (taxas de até 2,4 Mbps). Está em andamento, desde o final do ano passado, um projeto-piloto de EV-DO em São Paulo. Os testes de laboratório já foram feitos e agora a operadora demonstrará suas aplicações para o mercado. Uma das aplicações do EV-DO seria do tipo video-on-demand, em que o usuário poderá ver traillers completos e escolher o que quer assistir no vídeo ou no cinema.
A base potencial dos serviços de dados (WAP e 1xRTT) da Telesp Celular Participações (TCP), segundo o balanço, era de 9,1 milhões de usuários, ou quase 69% da base total da TCP. Não estão consolidados nesta base os assinantes da Telefônica Móvel (RJ, ES, BA, SE e RS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!