Projeto de banda larga no Rio de Janeiro terá recursos da USTDA

Vista aérea de São Gonçalo (RJ). Foto: Prefeitura de São Gonçalo

Um projeto para expansão da cobertura de banda larga em 22 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro receberá recursos da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA).

O responsável pelo projeto será o Instituto Rio Metrópole (IRM), órgão executivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A chamada Infovia Metropolitana receberá US$ 1 milhão a título de bolsa de assistência técnica da USTDA, ou quase R$ 5 milhões na taxa de câmbio atual.

Segundo o IRM, a iniciativa ajudará a atender à crescente demanda por conectividade e acesso a serviços de governo digital, saúde e educação em uma área que abriga cerca de 12 milhões de habitantes.

Notícias relacionadas

Já a USTDA afirma que os recursos devem possibilitar um sistema interconectado de segurança para agências estaduais do Rio, aprimorando recursos de comunicação, serviços e cibersegurança. "O projeto também estabelecerá bases da infraestrutura necessária para avançar ainda mais na implementação de redes de telecomunicações de próxima geração, Internet das Coisas e inteligência artificial no estado", completou a agência.

Relações bilaterais

O evento da assinatura do apoio ocorreu em Arlington, na sede da USTDA na Virgínia. Na ocasião, a diretora da USTDA, Enoh T. Ebong, notou que companhias norte-americanas atuam na região metropolitana do Rio e estariam dispostas a aprofundar parcerias no Brasil, mediante melhorias na infraestrutura digital.

"No momento em que os Estados Unidos e o Brasil comemoram 200 anos de relações bilaterais, não consigo pensar em nenhuma maneira melhor de honrar nossa amizade de longa data do que com projetos como esta subvenção", completou Jacqueline Ward, Cônsul Geral do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!