Intelbras reúne Logicalis, Qualcomm, Microsoft e TIP em rede privativa 5G

A fabricante Intelbras está implementando uma rede privativa 5G standalone em seu laboratório de testes na cidade de São José (Santa Catarina), em projeto que conta com Logicalis, Qualcomm, Microsoft e o consórcio Telecom Infra Project (TIP) como parceiros.

A expectativa é que a rede no espectro de 3,7 GHz a 3,8 GHz esteja operacional ainda no primeiro trimestre de 2023 e suporte o desenvolvimento de soluções tecnológicas pela Intelbras. O recurso deve contar com ambiente multi-vendor, aplicando conceitos da arquitetura Open RAN.

"Como uma empresa desenvolvedora de soluções tecnológicas, [vamos] usufruir dos inúmeros benefícios provenientes do 5G, de forma que novos produtos poderão surgir já testados e capacitados a funcionar na nova geração", afirmou o diretor da unidade de redes da Intelbras, Amilcar Scheffer, em comunicado.

Notícias relacionadas

Parceiras

Entre as parceiras, a Logicalis vai atuar como integradora de ponta a ponta, passando pela infraestrutura até as aplicações de negócios. "Esse projeto reforça o papel do integrador no avanço de projetos de redes 5G privadas e, por consequência, no desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil", afirmou o diretor da área de telecomunicações da empresa, Rodrigo Vieira.

Já a Microsoft fornecerá nuvem pública e a plataforma de núcleo (core) para a rede privativa. Vice-presidente de parceiros e canais da empresa no Brasil, Danni Mnitentag classificou o projeto como inovador e capaz de mostrar a flexibilidade e escalabilidade da solução da Microsoft para o segmento.

A Qualcomm, por sua vez, estará presente nas small cells de rádio 5G; os equipamentos serão baseados na plataforma FSMA 100 5G RAN da empresa. "A participação das empresas integradoras significa o fornecimento de uma tecnologia de ponta, que apoiará à Intelbras na criação de novos produtos 5G bem como acelerará sua transformação digital", afirmou o diretor sênior de desenvolvimento de negócios da Qualcomm, Fiore Mangone, também em comunicado.

Open RAN

O projeto no laboratório da Intelbras (sediado na matriz da empresa em São José) ainda tem suporte do TIP, comunidade global de empresas e organizações que fomentam soluções alternativas de infraestrutura.

"Esse projeto com a Intelbras é o primeiro que reúne parceiros empenhados em promover o avanço de padrões abertos, seja no core da rede ou envolvendo tecnologia de rádio de acesso (Open RAN). Esse é um passo importante e abre espaço para que possamos trabalhar conjuntamente em projetos cada vez mais inovadores, entregando conectividade com a qualidade esperada e atendendo aos requisitos de negócio necessários", afirmou o líder de parcerias para telecom do TIP na América Latina, Leonardo Stange.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!