Cabo de fibra óptica rompe e afeta Internet e telefonia no Amazonas e Roraima

Manaus, capital do estado do Amazonas. Imagem: Kelly/Pexels

O rompimento de um cabo de fibra óptica na manhã dessa quarta-feira, 15, prejudicou a qualidade dos serviços de telecomunicações (tanto da banda larga, quanto da telefonia móvel) nos estados do Amazonas e Roraima. O incidente ocorreu num trecho da BR 319, que liga as capitais de Manaus e Porto Velho.

De acordo com a Associação Brasileira de Internet (Abranet), "o apagão de ontem teve duração de seis horas e, além da interrupção nos serviços de telefonia e internet no trecho, operado pela Claro, o rompimento ocasionou uma sobrecarga de demanda das redes das operadoras TIM e Vivo, que também sofreram instabilidade".

Em nota, a entidade cobrou ações do governo e das operadoras do Norte do País para que a infraestrutura dos serviços de telecomunicações na região seja revista. De acordo com a Abranet, foram cerca de 20 apagões nos serviços de telefonia e internet móvel nos dois estados, apenas neste ano de 2023. Até o momento, a Anatel não comentou sobre o assunto.

Notícias relacionadas

Reinvindicações da Abranet

"A Abranet destaca que esse cenário precisa mudar, já que o País tem promovido ações para ampliar a conectividade na região, como o Programa Norte Conectado, lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos com investimentos totais na ordem de R$ 1,3 bilhão. A associação reforça a necessidade do incremento da infraestrutura e melhoria dos serviços de telefonia e internet móvel, já que o impacto negativo de incidentes como esse são significativos para o comércio, para a indústria e demais segmentos da economia da Região Norte do país",  finalizou a associação.

O que disse a Claro

A Claro confirmou que a instabilidade foi causada por um rompimento na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus. Em comunicado, a operadora disse que suas equipes "atuaram imediatamente para restabelecer os serviços, que foram normalizados no mesmo dia". Ainda assim, a tele admitiu que, no serviço residencial, "alguns clientes podem ter enfrentado dificuldade de acesso por um período do dia".

1 COMENTÁRIO

  1. A claro está entre as melhores que já conheci. Porém no último apagão em 2024 os clientes não ficaram apenas seis horas …foram dias . Tive que utilizar três operadoras diferentes para conseguir resolver o meu problema. Tudo foi gastos extras. Entre as três Tim, vivo e a Veloso. A veloso atendeu a expectativa de qualidade de internet para o interior do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!