Cabo de fibra óptica rompe e afeta Internet e telefonia no Amazonas e Roraima

Manaus, capital do estado do Amazonas. Imagem: Kelly/Pexels

O rompimento de um cabo de fibra óptica na manhã dessa quarta-feira, 15, prejudicou a qualidade dos serviços de telecomunicações (tanto da banda larga, quanto da telefonia móvel) nos estados do Amazonas e Roraima. O incidente ocorreu num trecho da BR 319, que liga as capitais de Manaus e Porto Velho.

De acordo com a Associação Brasileira de Internet (Abranet), "o apagão de ontem teve duração de seis horas e, além da interrupção nos serviços de telefonia e internet no trecho, operado pela Claro, o rompimento ocasionou uma sobrecarga de demanda das redes das operadoras TIM e Vivo, que também sofreram instabilidade".

Em nota, a entidade cobrou ações do governo e das operadoras do Norte do País para que a infraestrutura dos serviços de telecomunicações na região seja revista. De acordo com a Abranet, foram cerca de 20 apagões nos serviços de telefonia e internet móvel nos dois estados, apenas neste ano de 2023. Até o momento, a Anatel não comentou sobre o assunto.

Notícias relacionadas

Reinvindicações da Abranet

"A Abranet destaca que esse cenário precisa mudar, já que o País tem promovido ações para ampliar a conectividade na região, como o Programa Norte Conectado, lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a implementação de oito Infovias nos leitos dos rios amazônicos com investimentos totais na ordem de R$ 1,3 bilhão. A associação reforça a necessidade do incremento da infraestrutura e melhoria dos serviços de telefonia e internet móvel, já que o impacto negativo de incidentes como esse são significativos para o comércio, para a indústria e demais segmentos da economia da Região Norte do país",  finalizou a associação.

O que disse a Claro

A Claro confirmou que a instabilidade foi causada por um rompimento na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus. Em comunicado, a operadora disse que suas equipes "atuaram imediatamente para restabelecer os serviços, que foram normalizados no mesmo dia". Ainda assim, a tele admitiu que, no serviço residencial, "alguns clientes podem ter enfrentado dificuldade de acesso por um período do dia".

1 COMENTÁRIO

  1. A claro está entre as melhores que já conheci. Porém no último apagão em 2024 os clientes não ficaram apenas seis horas …foram dias . Tive que utilizar três operadoras diferentes para conseguir resolver o meu problema. Tudo foi gastos extras. Entre as três Tim, vivo e a Veloso. A veloso atendeu a expectativa de qualidade de internet para o interior do Amazonas.

Deixe um comentário para Ivaneia Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!