Brasil tem velocidade média de 47 Mbps na Internet móvel; fixa é de 132 Mbps

Foto: Freepik

Dados da empresa de medições Ookla (dona da ferramenta Speedtest) indicaram uma velocidade média de download de 47,02 Mbps nos serviços de Internet móvel ao fim do terceiro trimestre, encerrado no mês de setembro. 

Os números indicam alta de praticamente 50% no indicador em um ano (no mesmo mês de 2022 a velocidade média era de 31,52 Mbps). Com o salto – que também coincidiu com o início da chegada do 5G nas cidades brasileiras -, o País passou da 65ª para a 51ª posição no ranking de performance de redes móveis da Ookla.

Já as taxas de upload tiveram menor variação no mesmo período, passando de 10,71 Mbps médios para 12,71 Mbps em doze meses até setembro (alta de 18%). Por sua vez, a latência média do mercado móvel brasileiro ficou estável em 26 milissegundos (ms). 

Notícias relacionadas

No recorte por operadoras, a Vivo teve o melhor resultado médio em setembro: 47,44 Mbps, bem próximo dos 46,67 Mbps da Claro e dos 43,34 Mbps da TIM. Já no recorte regional, a cidade de Brasília liderou com velocidade média de 106,21 Mbos, seguida de Goiânia e São Paulo. Veja o top 10:

Fonte: Ookla

Banda larga fixa

No caso da banda larga fixa, a velocidade média medida até setembro foi de 131,94 Mbps, ou crescimento de 39% em um ano.

Entre as operadoras medidas, a Claro ficou com 167 Mbps ao fim do trimestre, seguida muito de perto pela V.tal (que substituiu o a Oi no levantamento), com 166 Mbps. A Vivo teve média de 160 Mbps na velocidade de download medida em setembro, afirma a Ookla. Veja abaixo as maiores velocidades por cidades.

Fonte: Ookla

Ainda na banda larga fixa, as taxas de upload atingiram média de 88,74 Mbps, em salto de 53% em um ano. No ranking da Ookla para o serviço, o Brasil é o 30º colocado, ganhando duas posições em doze meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!