Brasil impulsiona crescimento da Google Play em quantidade de downloads

A popularização dos smartphones no Brasil tem impulsionado o consumo de aplicativos, conforme mostra a pesquisa App Annie Market Index referente ao segundo trimestre deste ano e divulgada nesta quarta, 16. O País foi um dos motores que impulsionou o crescimento em downloads na Google Play, embora isso não tenha se revertido necessariamente em receitas.

Notícias relacionadas
O mercado brasileiro é considerado como uma das forças que promovem o crescimento da loja de apps do Android junto com Taiwan, Tailândia, Indonésia e Vietnã. O Brasil fechou o período como o país com "maior aumento de participação" no volume total de downloads. Ainda assim, o Brasil continuou na segunda posição em quantidade de downloads na Google Play, atrás apenas dos Estados Unidos. Índia subiu duas posições e está agora em terceiro, à frente da Rússia e da Coreia do Sul. Apesar da quantidade de downloads, o País não aparece no ranking de cinco maiores geradores de receita, composto por Japão, EUA, Coreia do Sul, Alemanha e Taiwan.

O caso brasileiro tem como destaque o crescimento de 100% no número de downloads na categoria de esportes na Google Play em relação ao primeiro trimestre do ano. Na visão da empresa responsável pelo levantamento, o aumento é atribuído à chegada da Copa do Mundo. Considerando todos os países, a categoria obteve aumento de 20%, especialmente na Alemanha, Argentina e nos Estados Unidos. 

A pesquisa da App Annie ainda cita também a inauguração da primeira Apple Store brasileira no Rio de Janeiro em fevereiro, afirmando que a empresa californiana enxergou o potencial de oportunidades no País. De qualquer forma, o Brasil não aparece nos rankings da App Store, que ficaram imutáveis em relação ao primeiro trimestre. Tanto em downloads quanto em geração de receita, os cinco maiores são EUA, China, Japão, Reino Unido e Austrália. A diferença é que em receitas, o Japão fica em segundo e a China em terceiro.

De acordo com a App Annie, a Google Play teve 60% mais downloads do que a loja da Apple no segundo trimestre, enquanto a App Store teve 80% mais receita. A pesquisa foi realizada com dados coletados em 150 países por meio da ferramenta App Annie Inteliggence nas lojas virtuais App Store e Google Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!