Apenas 8% dos consumidores de mídia móvel do mundo usam o celular como carteira

Apenas 8% dos consumidores de mídia móvel (gente que acessa conteúdo digital pelo celular) utilizam seu telefone como carteira para compras dentro de lojas físicas. É o que indica pesquisa feita pelo MEF (Mobile Ecosystem Forum) com 15 mil pessoas em 15 países no terceiro trimestre do ano passado. Foram considerados como mobile wallet serviços como pagamento por aproximação, via NFC, ou aqueles de pagamento por USSD ou SMS, como o mPesa, no Quênia, ou o Zuum, no Brasil. Cabe lembrar que na época da pesquisa ainda não haviam começado a funcionar os serviços Apple Pay e Samsung Pay, que podem alavancar o conceito de m-wallet no mundo.

Notícias relacionadas
Segundo o relatório do MEF, o consumidor ainda não compreende o que é uma carteira móvel ou quais seriam as vantagens de utilizá-la. 18% disseram explicitamente que não sabem o que é; 15% não enxergam qualquer benefício em utilizar uma m-wallet; 15% não conhecem ninguém que use; 13% afirmaram que seus telefones não têm a tecnologia necessária para funcionarem como carteira; e 9% disseram que as lojas que frequentam não aceitam esse tipo de pagamento.

Os analistas do MEF acreditam que um caminho para popularizar os serviços de mobile wallet pode ser a integração com apps de mensagens e de redes sociais, como começa a acontecer, vide as experiências na Ásia com Line e WeChat, e mais recentemente nos EUA, com Facebook Messenger e Snapchat.

mPOS, apps de fidelidade e outros

Ainda de acordo com a pesquisa, 7% das pessoas haviam feito nos últimos seis meses pelo menos um pagamento via mPOS, inserindo seu cartão de crédito em leitores acoplados a smartphones; 5% haviam feito pagamento móvel através de algum app de fidelidade, como aquele da Starbucks; 9% pagaram pelo celular em algum esquema de processamento de pagamento de um grande varejsita on-line, como Amazon; e 16% usaram algum serviço de pagamento on-line no celular, como PayPal.

A mesma pesquisa informa que 66% dos consumidores de mídia móvel fizeram alguma compra pelo celular em 2014. Isso inclui, contudo, compras de bens digitais em lojas de aplicativos ou em portais das operadoras, usando carrier billing, assim como recargas para celular.

A pesquisa foi feita nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Emirados Árabes Unidos, EUA, França, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Qatar, Quênia e Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!