Gol começará a negociar conteúdos de entretenimento de bordo no segundo semestre

Há mais de um ano que a Gol estudava a instalação de um sistema de entretenimento de bordo e, depois de pesquisas com clientes, logo percebeu que a conectividade à Internet era ainda mais relevante do que o entretenimento. "Percebemos bem rápido que conectividade é mais importante do que entretenimento em si, se o cliente tivesse de escolher", observa o diretor de produtos da Gol, Paulo Miranda. Agora, com a plataforma tecnológica escolhida e a oficialização da parceria com a Gogo, a Gol começará a se debruçar na definição do modelo de negócios enquanto dá andamento ao processo de homologação e certificação dos equipamentos da primeira aeronave com o sistema da Gogo.

Notícias relacionadas
"O processo de instalação no primeiro avião é sempre um pouco mais complexo. Precisamos de certificação e aprovação dos fabricantes da aeronave, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e até mesmo da FAA (agência de aviação norte-americana)", explica Miranda. Esse processo pode se estender até o ano que vem e até 2018 todas as 140 aeronaves da frota devem estar com o sistema em operação.

"Não temos preço (dos serviços) definidos ainda. Nem definimos também se haverá emissoras de TVs abertas ou quais canais de TV por assinatura estarão na nossa plataforma. É agora que temos pela frente todo o trabalho para desenvolver o modelo de negócios. Devemos definir isso no segundo semestre, mais próximo do lançamento", revela o executivo. Toda a negociação de programação para a plataforma de IPTV da Gol ficará a cargo da própria companhia aérea.

Existem empresas especializadas em venda de programação para companhias aéreas, que devem intermediar a aquisição de programação da Gol, como Airfax, Airline Media Productions, Global Eagle, Interact e Spafax.

Sem telas nas poltronas

O sistema de entretenimento de bordo da Gol só estará disponível para acesso através dos dispositivos dos próprios clientes. Isto é, a companhia não instalará telas individuais na parte de trás de cada uma das poltronas de suas aeronaves. "É uma tendência que segue a indústria em geral. As telas dos assentos do avião ficam ali por muitos anos e a tecnologia pode ficar defasada muito rapidamente. É uma forma de deixar que o cliente tenha acesso ao entretenimento no dispositivo que esteja mais acostumado a usar, com a melhor tecnologia de tela", justifica Miranda, que reconhece que esta é também uma forma de reduzir o impacto de custos para a Gol implantar o sistema. "A inteligência é um dos nossos pilares. Assim balanceamos uma melhor experiência dos usuários com o lowest cost que procuramos oferecer. Estamos olhando para essa tecnologia com grande potencial nessa jornada da evolução da Gol", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.