Depois de lançar há cerca de 60 dias seu primeiro caixa eletrônico (ATM) com comunicação Wireless na cidade de Catalão (GO), numa fusão entre teste piloto e operação comercial utilizando a rede GPRS da Claro, o banco HSBC prepara agora o lançamento de um outro piloto, utilizando dessa vez a rede 1xRTT da Vivo em Curitiba. Segundo o gerente técnico de TI e telecom do HSBC, Maurício Lombardi, as homologações técnicas da solução estão sendo concluídas em laboratório e daqui a duas ou três semanas o ATM sairá para o teste de campo.
Na tecnologia GSM, o acordo está sendo fechado com a Siemens, única interface com o HSBC e responsável pela contratação das operadoras para atender às solicitações do banco. A Siemens fornece os modems GPRS, a comunicação móvel é feita pela Claro e a Embratel é a responsável pelo link da operadora celular com o centro de operações do HSBC. Seguindo o mesmo modelo, os testes com a tecnologia CDMA estão sendo negociados com a Telefônica Empresas e com a Vivo.
?A política do HSBC é não trabalhar com exclusividade de fornecedores. A idéia é ter, no mínimo, dois deles?, comenta Lombardi. Segundo o gerente, além de servir como meio de conectividade para os ATMs em regiões sem infra-estrutura terrestre, a idéia do HSBC é expandir a tecnologia como redundância para os caixas eletrônicos de parte das 1,9 mil agências do banco em todo o território nacional.
Serviços móveis