Porto Alegre é líder em velocidade 5G entre capitais; veja ranking completo

Foto: Pexels

Um novo relatório da Opensignal sobre a performance do 5G nas capitais brasileiras apontou uma velocidade média de download de 250 Mbps entre as 27 cidades – com destaque para a gaúcha Porto Alegre, que liderou o ranking com 408 Mbps registrados.

Teresina, Curitiba, Florianópolis e Brasília também obtiveram bons desempenhos na medição (ver detalhes no quadro abaixo), seguidas de São Paulo, que ocupou a sexta colocação na velocidade de download. Ao todo, 21 das 27 capitais registraram mais de 300 Mbps no indicador.

Notícias relacionadas

Na outra ponta do ranking, Macapá registrou a performance 5G "menos" robusta (257 Mbps), seguida por Manaus e Boa Vista. As "diferenças substanciais entre as cidades" em termos de velocidade de download foram destacadas pela Opensignal – que ainda assim sublinhou o impacto positivo do uso da faixa de 3,5 GHz no aumento das performances. 

Distâncias significativas entre cidades também foram constatadas no upload 5G (ainda bastante assimétrico diante do download). A capital melhor posicionada foi Belo Horizonte, com 39,1 Mbps oferecidos pela rede de quinta geração. No caso da última colocada São Luís, o indicador marcou 18,8 Mbps na velocidade de upload.  

A empresa de medição de performance realiza as aferições com auxílio de aplicativos parceiros instalados em smartphones de usuários. As coletas para o novo relatório da Opensignal foram realizadas entre janeiro e março de 2023

Disponibilidade e latência

Dois outros aspectos destacados no relatório passam por latência e disponibilidade nos serviços 5G. Neste último caso, a indicação é de uma cobertura de quinta geração ainda no estágio inicial. "As pontuações de disponibilidade em 5G nas capitais do Brasil variam de 5,8% em Aracaju a 14,8% no Rio de Janeiro", notou a Opensignal.

Já a latência foi evidenciada na análise sobre experiência para games. "A baixa latência é essencial para jogos móveis multijogadores, pois garante uma sensação de controle sobre o jogo e nenhum atraso perceptível para os jogadores. São Paulo venceu na categoria com uma pontuação de 88,1 pontos em uma escala de 100 pontos", notou o documento.

BH, Rio de Janeiro e Curitiba também contam com taxas "excelentes" de experiência para jogos móveis. Doze outras cidades (incluindo Brasília) tiveram desempenho considerado bom e 10, uma experiência razoável. Já em Macapá a latência foi considerada ruim para games online. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!