Deputado retira CGI do sistema de regulação de plataformas e propõe entidade de autorregulação

Foto: Pixabay / Pexels

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) apresentou na noite desta segunda-feira, 15, emenda de plenário ao projeto de lei 2.630/2020, conhecido como PL das Fake News, que altera a lei do Conselho de Comunicação Social (CCS), criando um Comitê de Defesa da Liberdade de Expressão e propondo um modelo autorregulatório para a regulação das plataformas no Brasil. A proposta é importante porque o Republicanos, juntamente com o PL, compõe o bloco de partidos que são contrários à aprovação do projeto.

A proposta do parlamentar direciona para este comitê todas as atribuições direcionadas anteriormente ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), previstas no último relatório do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Entre as funções previstas para o comitê estão receber trimestralmente, e analisar, relatórios da Entidade Privada de Autorregulação (EPA), entidade que as empresas deverão criar para elaborar suas regras autorregulatórias. Os relatórios deverão demonstrar a atuação e os avanços das empresas no cumprimento das obrigações legais e autorregulatórias.

Notícias relacionadas

A proposta de Andrada cria um Sistema Brasileiro de Defesa da Liberdade de Expressão (SBDL), que aponta toda as diretrizes que a EPA deverá seguir no momento em que elaborar seus atos normativos e regras que serão supervisionadas pelo Comitê vinculado ao CCS.

A composição do Comitê de Defesa da Liberdade de Expressão será a seguinte:

  • I – dois representantes do Senado Federal;
  • II – dois representantes da Câmara dos Deputados;
  • III – um representante do Ministério das Comunicações;
  • IV – um representante do Ministério da Justiça e Segurança;
  • V – um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia;
  • VI – um representantes do Conselho Nacional de Justiça;
  • VII – um representante do Conselho Nacional do Ministério Público;
  • VIII – um representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil;
  • IX – o Presidente da Entidade Privada de Autorregulação (EPA);
  • X – o Vice-Presidente da Entidade Privada de Autorregulação – EPA;
  • XI – quatro representantes de empresas provedoras de aplicação de internet de transmissão de conteúdo de usuário associadas à EPA;
  • XII – quatro representantes de empresas provedoras de aplicação de internet de armazenamento de conteúdo de usuário associadas à EPA;
  • XIII – um representante de associação de provedores de conexão à internet;
  • XIV – dois representantes de organizações da sociedade civil cuja finalidade seja semelhante a pelo menos um dos objetivos do SBDL.

A proposta do deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar Digital, retoma algumas regras da proposta analisada e aprovada no Senado Federal, como a obrigatoriedade do usuário fornecer um documento de identificação válido para se cadastrar em qualquer plataforma como condição "para exercer a sua liberdade de expressão".

O texto resguarda o sigilo dos dados pessoais, sendo que somente decisão judicial poderá exigir o fornecimento desses dados.

Obrigação de representante no Brasil

A proposta de Lafayette de Andrada obrigada ainda que o provedor de aplicação estrangeiro deverá ser representado no Brasil por pessoa jurídica com capacidade funcional e financeira de cumprir integralmente as determinações de autoridades públicas brasileiras destinadas à representante.

Outra previsão na proposta do deputado do Republicanos é a de que a responsabilidade civil do provedor é subjetiva e solidária e enseja direito de regresso contra o usuário remetente de conteúdo ilegal.

Veja aqui a emenda completa do deputado Lafayette de Andrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!