Cisco, RNP e Inatel anunciam iniciativa 5G.BR Conecta Brasil

Foto: Pixabay

A fornecedora Cisco, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) anunciaram uma iniciativa conjunta para promoção da tecnologia 5G no País.

Batizada como 5G.BR Conecta Brasil, a união quer acelerar a adoção da tecnologia em setores estratégicos, com destaque para saúde e educação. "As redes 5G terão um papel fundamental na conexão segura, confiável, com baixa latência e de altíssima velocidade, finalmente viabilizando a implementação de ações de teleducação e a telessaúde em escala no País", apontou o trio, em comunicado.

A iniciativa já tem um primeiro projeto conjunto definido: trata-se do 5G-in-a-Box, que pretende viabilizar e simplificar a adoção do 5G em redes privativas e espaços inteligentes. Com previsão de integrar tecnologia nacional, o projeto é coordenado pela RNP, com execução do Inatel e apoio da Cisco

Notícias relacionadas

Em paralelo, o 5G.BR também deve envolver o desenvolvimento de um laboratório conjunto para pesquisas, validações e testes de integração de tecnologias e soluções 5G, com foco em automação e transporte xHaul para redes abertas Open RAN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.