Para Amazon, fair share é 'duplo mergulho no bolso do consumidor'

(c) 2019 Tony Webster.

Nesta sexta-feira, 15, a Amazon se pronunciou sobre a discussão realizada na Europa – mas também travada no Brasil – a respeito do fair share para as redes de telecomunicações.

O fair share é a abordagem de atribuir certa responsabilidade às grandes plataformas digitais quanto ao custeio da infraestrutura das redes, a fim de reequilibrar economicamente o ecossistema digital, segundo a cadeia de telecom. O tema tem gerado novas discussões sobre o princípio da neutralidade de rede e os princípios da Internet.

Neste sentido, a Amazon se mostrou, em nota, preocupada com os apelos por uma taxa sobre empresas de Internet na Europa. Como consequências diretas, a gigante alega que a cobrança corre risco de ser transferida para os clientes, o que implicaria um impacto nas organizações europeias que utilizam nuvem e CDNs para fornecer conteúdos.

Notícias relacionadas

A Amazon ainda afirma que "a ideia de um Imposto sobre a Internet procura resolver um problema que na realidade não existe". Além disso, seria uma ideia que já foi vista antes e rejeitada, o que deveria ocorrer novamente por se resumir a um "duplo mergulho no bolso do consumidor".

Conteúdo

De maneira geral, a gigante da Internet defende que conteúdo e conectividade devem manter uma relação "simbiótica".

"Produzir conteúdos e serviços de alta qualidade que as pessoas adoram e fornecer a conectividade para que possam acessá-los exige um investimento significativo por parte dos produtores de conteúdo e dos fornecedores de serviços de Internet. Trabalhamos de forma simbiótica, proporcionando benefícios mútuos. O conteúdo que empresas como nós criam é exatamente o tipo de coisa que as pessoas desejam acessar e cria o valor da conectividade que as operadoras de telecomunicações vendem aos seus clientes", declara a empresa.

A Amazon ainda destacou que a AWS, sua plataforma de serviços de computação em nuvem, investiu na Europa mais de 21 bilhões de euros em infraestruturas de cloud e edge (entre capital direto e operacional), de 2017 a 2022. 

Vale lembrar que o debate sobre o fair share também está sendo travado no Brasil, com defesa da abordagem pelas operadoras de telecom e oposição das grandes plataformas de Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!