Aplicações comerciais e militares do SGDC em pauta no Congresso de Satélites

Acontece no Rio de Janeiro, na próxima semana, o Congresso Latinoamericano de Satélites, dias 22 e 23 de setembro. O evento, organizado pela Converge (que edita este noticiário) terá um painel voltado à discussão das aplicações comerciais e militares planejadas para o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), bem como o atual estágio de preparação para o início operacional do projeto. O SGDC deve ser lançado em janeiro de 2017. Participam dos debates o diretor comercial da Telebras, Alex Magalhães, e o coronel Hélcio Vieira Junior, comandante do Núcleo de Operações Espaciais da Aeronáutica.

O evento terá ainda um bloco internacional voltado para as tendências de constelações de baixa e média órbita, assim como as novas tecnologias de satélites que poderão ser reabastecidos e receberem manutenção em órbita. Participam destas discussões a Telesat e a Orbital ATK.

Questões políticas e regulatórias também estão em pauta, com um debate sobre o papel do satélite no novo modelo de telecomunicações. Participam do debate o presidente em exercício da Anatel, Igor de Freitas, e o diretor de banda larga do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Artur Coimbra. Também a FCC, órgão regulador norte-americano, falará sobre as tendências regulatórias para o mercado de satélites. Quem participa é José Paulo Albuquerque, chefe da divisão de satélites do bureau internacional da FCC.

Notícias relacionadas

O evento terá ainda uma mesa sobre o momento atual do mercado brasileiro e as tendÊncias da indústria de satélite, com os principais executivos das operadoras que operam no Brasil.

O mercado de banda Ka e as novas estratégias das empresas de satélite serão discutidas em sessão específica, assim como o mercado de comunicações embarcadas, Internet das Coisas e vídeo IP em plataformas satelitais.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Congresso Latinoamericano de Satélites.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.