América Móvil assume controle da Telekom Austria

Seguindo a indicação do bilionário Carlos Slim, a América Móvil (AMX) anunciou nesta terça, 15, o avanço na participação da Telekom Austria, ficando com mais da metade do capital acionário da companhia. O grupo mexicano já tinha 27% das ações desde 2013 e irá desembolsar 743,4 milhões de euros por mais 23%. A AMX chegou a fazer uma oferta de US$ 2 bilhões por todas as ações restantes (cerca de 73% do capital) no dia 1º de julho, já esperando conseguir o controle da operadora austríaca, até então nas mãos do governo daquele país.

Notícias relacionadas
Em comunicado ao mercado, a América Móvil disse que conseguiu comprar 103,9 milhões de ações (aproximadamente 23,47% do capital) da Telekom Austria, detendo assim (direta e indiretamente) 225 milhões de ações, que representam cerca de 50,80% do capital da empresa. O pagamento pela oferta, com valor de 7,15 euros por ação, será feito até o dia 24 de julho.

A operação é oficializada menos de uma semana após a AMX ter anunciado que iria se desfazer de ativos no México para atender à nova regulamentação do governo local. Na ocasião, o grupo mexicano, controlador da Claro, Embratel e Net no Brasil, afirmou que iria usar o capital adquirido com a venda para suas operações na América Latina e Europa. Em entrevista à agência de notícias Reuters na semana passada, Slim teria confessado o fracasso nas negociações para adquirir a holandesa KPN, mas indicando o negócio austríaco como uma oportunidade de investimento no continente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!